Daily News – Otimismo

Estamos amanhecendo com mais uma rodada de otimismo e bom desempenho dos ativos de risco e, especialmente, dos ativos cíclicos. Destaque para alta das bolsas e das commodities em geral, dólar fraco e bom desempenho dos ativos emergentes.

 

Essa manhã, o foco ficou por conta dos “flash” PMI´s na Europa – um dos principais indicadores de confiança da região. Os números ficaram acima das expectativas, a despeito dos desafios correntes da pandemia. A divulgação de hoje reafirma as perspectivas de recuperação do crescimento da região no começo de 2021, especialmente com o início do processo de vacinação encaminhado:



Mesmo nos EUA, em que a pandemia está sendo administrada de maneira mais localizada e não nacional, e com algumas regiões adotando “lockdowns” mais apertados nos últimos dias, não vemos sinais relevantes de deterioração na atividade econômica:







 

Na Inglaterra, a inflação de novembro ficou muito abaixo das expectativas, dando suporte às políticas monetária e fiscal ainda bastante expansionista na região:




Finalmente, vale lembrar o quão frouxas estão as condições financeiras, o que certamente continuará sendo um suporte e um impulso importante para o crescimento global e para o bom desempenho dos mercados nas próximas semanas/meses:



 

No Brasil, a Ata do Copom reafirmou o que já havia sido sinalizado no Comunicado pós Copom da semana passada. O mercado, novamente, mostrou reação positiva a uma postura mais realista por parte do BCB.

 

Agora, o Brasil precisa endereçar seu debate fiscal, a fim de transformar essa recuperação cíclica de seus ativos de curto-prazo em uma melhora mais estrutural, embasada em melhora de seus fundamentos econômicos, e não apenas puxada por fluxos estrangeiros pontuais.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?