Daily News - Otimismo

Após uma breve realização de lucros no final da tarde de ontem, em reação a notícia de que uma das farmacêuticas responsáveis por uma das vacinas em desenvolvimento iria despachar uma capacidade menor de doses do que o imaginado anteriormente, os ativos de risco voltaram a operar em tom positivo essa manhã.

 

Acredito que o mercado continuará suportado enquanto houver a perspectiva de normalização econômica ao longo de 2021. Mudanças marginais neste timing pouco deveriam alterar a dinâmica do mercado.

 

Acomodações e realizações de lucro pontuais são normais e esperadas, especialmente nos atuais níveis de preço, valuation e com a deterioração da posição técnica de algumas classes de ativos.

 

Vejo dois riscos para os próximos meses: (1) uma eventual baixa eficácia da vacina, o que alteraria estruturalmente o cenário para a recuperação global (2) uma eventual recuperação excessivamente rápida e acentuada, que gere inflação e force os bancos centrais ao início de um processo de aperto monetário (e fiscal, por parte dos governos).

 

Nenhum destes riscos apresentam probabilidade relevante neste momento.

 

No Brasil, a quinta-feira foi marcara pela divulgação de um PIB abaixo das expectativas do mercado, com alguma surpresa baixista em Agropecuária e nas Importações. Destaque positivo para Indústria. Ainda há um longo caminho a ser percorrido para uma plena recuperação da economia do país:







Nos últimos dias, com sinais de que o governo deve optar por um caminho de austeridade, vimos forte queda do dólar e fechamento da curva de juros, com viés de “flattening”. Ainda há muito prêmio na curva, mas medidas concretas precisam ser entregues para a continuidade destes movimentos.

 

Nos EUA, há sinais mais claros de que um acordo no Congresso, na ordem de US$700bi a U$1tri pode ser anunciado e votado para mais suporte fiscal à economia.

 

Em um passo para um melhor relacionamento ente EUA e China, o WSJ reportou que há conversar para que os EUA e a CFO da empresa Huawei resolvam suas pendências jurídicas (https://www.wsj.com/articles/u-s-in-talks-with-huawei-finance-chief-meng-wanzhou-about-resolving-criminal-charges-11607038179?mod=hp_lead_pos1).

 

No quesito, posição técnica e valuation, o mercado continua caminhando para números que merecem atenção no agregado. Reforço que ainda vejo teses interessantes de investimentos em nichos e setores específicos:





Na Alemanha, o Factory Orders de outubro apresentou mais um mês de avanço, confirmando a manutenção da recuperação econômica no país, a despeito de acomodações pontuais devido a segunda onda da pandemia:



O fluxo para fundos dedicados a títulos de dívida emergentes continuou positivo na última semana:



O pêndulo da pandemia continua saindo da Europa para as américas e países emergentes. EUA ainda preocupa:



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?