Daily News – Ao Infinito e Além???

O dia está amanhecendo com mais uma alta generalizada dos ativos de risco. Desta vez, contudo, vemos um fenômeno diferente, onde até ativos que apresentavam correlação negativa, sobem em conjunto com a alta das bolsas, como é o caso dos metais preciosos.

 

Sigo com a mesma visão desde o fim das eleições americanas: Mantenho um viés positivo para o cenário e construtivo para os ativos de risco. Nos últimos dias, tenho ficado um pouco mais preocupado com a dinâmica “parabólica” de alta de alguns ativos de risco. Veja a dinâmica do Bitcoin:



Percebam o quadro técnico da Nasdaq:



Nos EUA, os Hedge Funds nunca estiveram com posições tão elevadas em ações:



Como se posicionar neste ambiente? Devemos permanecer alocados, mas “rotar” o portfólio para ativos e sub-classes em que os retornos parecem mais atraentes, a posição técnica mais saudável e os valuations mais realistas. Além disso, vale estruturar proteções (seguros) que defendam as carteiras de movimentos bruscos e inesperados.

 

Nesta direção, apenas como exemplo, gosto de setores mais cíclicos e de “valor” da economia e da bolsa – exatamente o que tem ajudado o Ibovespa a subir nos últimos dias, como ações de empresas de commodities e bancos.

 

Por outro lado, temos reduzido posição em ativos cujo risco/retorno parecem ruins, como o mercado de crédito nos EUA.

 

Ao que tudo indica, precisaremos de um trigger para alterar significativamente a dinâmica atual de mercado. Hoje, este trigger não existe e é de difícil previsibilidade. Acertar pontos de inflexão de mercado costuma ser uma tarefa ingrata e quase impossível. Ficar de fora de movimentos altistas, pode custar caro no longo-prazo.

 

Ontem, o Fed manteve sua política monetária estável, reafirmando o seu compromisso com uma liquidez global abundante por muito tempo. Isso está ajudando a dar suporte aos ativos de risco:



Infelizmente, a situação corrente da pandemia ainda é desafiadora em várias regiões do mundo. Nos EUA, o número de mortes continua a subir de forma alarmante:



Por ora, o mercado segue dando mais atenção as perspectivas de imunização da população com a vacina, do que com a situação social corrente bastante delicada.

 

No Brasil, a LDO foi aprovada ontem, sem grandes novidades. A corrida para a presidência da Câmara e do Senado domina a cena política nacional, enquanto a pandemia continua a avançar no país.

 

Segue meu texto para o E-Investidor divulgado ontem: https://einvestidor.estadao.com.br/colunas/dan-kawa/riscos-investimentos-2021/.


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?