Daily News – Fasten Your Seatbelt, Again!

A segunda-feira está sendo marcada por forte queda das bolsas na Europa, e alguma reverberação para o resto do mundo. O destaque ficou por conta do aperto do “lockdown” em várias regiões do continente, após variações do vírus terem sido encontradas na Inglaterra.

 

Acredito que ainda seja muito cedo para fazermos afirmações mais concretas em relação a essa descoberta em relação ao vírus, mas o impacto econômico de curto-prazo está dado e será negativo.

 

O que mais assusta do ponto de vista econômico, é o novo fechamento de várias fronteiras. Inclusive, com a França fechando sua fronteira de “Bens e Serviços” com a Inglaterra, o que pode ter implicações gigantescas no crescimento da região.

 

Comentei mais amplamente sobre essa situação na tarde de ontem (vide aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1340743654084931586?s=20) e reproduzo meus comentários abaixo.

 

Em um final de semana trágico no que tange a pandemia, com diversos países na Europa anunciando fechamentos totais ou parciais as vésperas do Natal, o Congresso Americano conseguiu chegar a um acordo para um pacote fiscal que irá ajudar os EUA a atravessarem este curto-prazo.

 

A situação da pandemia na Europa, nos EUA e no Brasil ainda requer muita atenção. Do ponto de vista social e humano a tragédia é sem precedentes e não podemos minimizar seus efeitos.

 

Do ponto de vista econômico, devemos ter impactos negativos e relevantes no crescimento. Todavia, um processo acelerado de imunização/vacinação da população ainda é uma esperança e um suporte relevante para o cenário.

 

Não descarto movimentos pontuais negativos, especialmente com os mercados nos níveis que estão, com valuations esticados e posição técnica pouco saudável. A baixa liquidez destas últimas 2 semanas do ano pode ser um "issue".

 

De qualquer forma, o cenário base para 2021 ainda é de um cenário de recuperação do crescimento, com liquidez global abundante e inflação baixa. Isso deve continuar dando suporte aos ativos de risco.

 

A posição técnica é um ponto que precisa ser monitorando no detalhe, conforme tenho comentado quase que diariamente (vide aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1340744905069645829?s=20).

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?