Daily News – Volatilidade

Os ativos de risco estão amanhecendo em tom positivo, após uma sexta-feira de forte pressão e uma abertura dos futuros no domingo a noite de pressão negativa.

 

Acredito que o quadro técnico continuará ditando a direção e o ritmo dos mercados nos próximos dias. Será fundamental entender um pouco até que ponto dos grandes Hedge Funds internacionais foram capazes de ajustar suas posições a níveis mais saudáveis.

 

O destaque dessa manhã fica para alta superior a 10% no preço da Prata, com os investidores de varejo mirando este ativo após toda a movimentação da semana passada em Gamestop:



Comentei bastante sobre isso, com gráficos importantes, no final de semana. Vale a leitura aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1355645586507243521?s=20.

 

E também aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1355609135857983496?s=20.

 

O Brasil não ficou a mercê deste movimento e acabou sofrendo a revoque na sexta-feira, vejam aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1355916047489130502?s=20.~

 

No campo econômico, o PMI da China em janeiro mostrou acomodação/arrefecimento, mostrando algum impacto negativo do novo surto da pandemia no país. O nível ainda é consistente com um crescimento saudável, mas a situação merece atenção nos próximos dias:





Na Coreia do Sul – um dos melhores termômetros para o crescimento global – as exportações de janeiro também mostraram moderação, em linha com os dados de crescimento da China e da Europa nas últimas semanas:





Na Alemanha, as vendas no varejo de dezembro apresentaram forte queda superior a 9%. A queda é fruto dos “lockdowns” no país e, de certa forma, esperada. Ainda há expectativas de recuperação nos próximos meses, mas a intensidade e velocidade será determinada pela pandemia:



Nos EUA, os sinais de que este ciclo da pandemia já fez o seu pico são cada vez mais claros:


 

No mercado de câmbio, interessante observar a posição técnica o “valuations” do Real (BRL):





Continuo trabalhando com um cenário de curto-prazo ainda desafiador (1 a 3 meses) porém de longo-prazo (6 a 12 meses) ainda positivo. Comentei a fundo sobre isso, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/01/o-que-estou-vendo.html.

 

No Brasil, as indicações são de que o candidato do governo irá ganhar as eleições para a presidência da Câmara. Isso se confirmando, poderemos ter um ambiente mais propício para a agenda de reformas ser implementada no Congresso.

 

Não será fácil, ainda precisará de articulação política e vontade do executivo, mas certamente tira um obstáculo da frente. 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?