Daily News – Bolsas Globais: Para o alto e avante?

Estamos amanhecendo com mais uma rodada positiva para as bolsas globais, mas, em especial, para os índices futuros nos EUA. Não há mudanças relevantes de cenário e os vetores de sustentação deste movimento seguem os mesmos. São eles:

 

Liquidez global abundante, expectativa de novos pacotes fiscais, arrefecimento da pandemia no mundo, processo de vacinação ganhando tração, inflação relativamente baixa e controlada, expectativa de recuperação do crescimento.

 

Do ponto de vista técnica, ainda há sinais de cautela. Como costumo afirmar, um quadro técnico ruim não necessariamente ou mecanicamente implica em movimentos de realização de lucros, mas aumentam essa probabilidade.

 

Acredito que para uma inversão de tendência, precisaremos ver uma alteração substancial dos vetores descritos acima. Porém, movimentos curtos e pontuais de realização de lucros e mais volatilidade, como tivemos no final de janeiro, podem ocorrer.

 

A base de ações “vendidas” está historicamente baixa, mesmo que algumas ações apresentem “short interest” relativamente alto:





Os Hedge Funds continuam bastante alavancados, mesmo depois da “balançada” de janeiro:





Por curiosidade, veja os ganhos dos principais gestores de Hedge Funds em 2020:



Nos EUA, o processo de reabertura segue estável:



Na China, o PPI apresentou leve aceleração, enquanto o CPI apresentou desaceleração, voltando a patamares negativos. Vetores pontuais, como um novo ciclo da pandemia no país, pressionaram a inflação para baixo no mês:




No Brasil, há sinais incipientes e difusos de arrefecimento deste ciclo da pandemia, mas a guerra está longe de ser vencida:



O IPCA apresentou alta inferior as expectativas em janeiro, com algum arrefecimento dos núcleos. Todavia, o número não altera, por ora e substancialmente, as expectativas de política monetária ara o curto-prazo:





*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?