Daily News – Brasil: Mãos à obra!

Os ativos de risco estão apresentando dinâmica mais positiva e saudável desde ontem, o que pode indicar que o pior do ajuste técnico pode ter ficado para trás.

 

No Brasil, Artur Lira, candidato governista, ganhou a eleição para presidente da Câmara com 302 votos, quase o número necessário para mudanças constitucionais. A vitória não garante, mecanicamente, que as reformas que serão propostas serão aprovadas.

 

Contudo, a ascensão de Lira traz expectativas positivas para a agenda de reformas no Brasil. No mínimo, mostra alguma capacidade de negociação e articulação política por parte do governo. O preço a ser pago também deve ser alto, na forma de emendas e cargos, mas faz parte do jogo político e do nosso sistema de presidencialismo de coalização.

 

De forma geral, este evento deve ser visto como positivo para o pano de fundo do país. Agora, é colocar a mão na massa e focar na agenda de reformas. Não acredito que tudo que está na agenda será aprovado, mas algum avanço, em temas específicos, pode ocorrer. Se o cenário internacional ajudar, pode ser um ambiente de “vento a favor” ao país.

 

A despeito do Ibovespa estar em patamares nominais historicamente elevados, há setores em que o “valuation” ainda se mostra bastante atrativo caso o pano de fundo macro mostre evolução positiva:




No exterior, o “estrago” provocado pelo quadro técnico em janeiro foi relevante do ponto de vista de performance dos fundos:



Houve alguma desavalacagem, mas os patamares de risco se mantiveram elevados em termos históricos:



Vou finalizar aqui com uma “pincelada” da Carta Mensal da TAG Investimentos, nossos termômetros de risco. Não fizemos grande alterações nas alocações. Nosso destaque fica para as posições acima da média em bolsa no Brasil e EUA, e posições abaixo da média em crédito internacional:



Sigo construtivo com o cenário de longo-prazo para a economia global e os mercados financeiros, a despeito dos desafios de curto-prazo. A seleção de ativos e gestores será fundamental em mercado em que os preços e “valuations” se mostram menos triviais.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?