Daily News – Juros: Até onde?

Os ativos de risco tiveram um dia de bastante pressão na quinta-feira, puxados por rápida e acentuada abertura das taxas de juros nos EUA, com o título de 10 anos chegando a testar o patamar psicológico de 1,50%.

 

A história dos últimos dias foi de aceleração do processo de abertura de taxa de juros no mundo desenvolvido, em especial nos EUA.

 

A velocidade do movimento, já saindo de um patamar mais elevado, incomoda os demais ativos de risco, especialmente diante dos atuais níveis de preços, valuations e posição técnica do mercado.

 

Acredito que entramos em um ambiente mais perigoso. É muito difícil dizer se o novo patamar da Treasury de 10 anos nos EUA será 1,5%, 2%, 3% ou mais. Enquanto a taxa abre, e quanto mais rápido o seu ritmo de abertura, pior para os ativos de risco.

 

Contudo, chegaremos em um momento em que as taxas encontrarão um novo patamar de equilíbrio, e os ativos de risco poderão ajustar seus preços e valuations para a nova realidade. Ainda não estamos nesse ponto. Estamos em uma fase mais aguda e que merece atenção redobrada.

 

Já vemos os CTA´s – importante classe de fundos nos EUA – com posições vendidas em Treasuries:


 

Precisamos ter atenção, contudo, ao forte fluxo que observamos para o mercado de ações nos últimos meses:



E vejam o “estrago” que pode ser criado em ativos de duration elevada em movimentos de abertura de taxas como o de agora:



O mercado vale para o choque que isso causa a alguns setores da economia real, como os Mortgages no mercado imobiliário:




O Brasil é passageiro em meio a todo este processo, com a nossa alavancagem fiscal (ou fragilidade fiscal) nos colocando em situação ainda mais perigoso caso este cenário evolua para algo ainda mais negativo.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Cisne Negro

Daily News – Deterioração Técnica.