Daily News – Brasil: Que país é esse?

Os ativos de risco estão apresentando leve realização de lucros, após uma segunda-feira de otimismo global, mas pressão nos ativos locais.

 

No Brasil, voltou-se a se falar em uma nova rodada de Auxílio Emergencial. Ainda existem dúvidas em elação ao seu formato, tamanho, duração e se haverá (ou não) contrapartida fiscal. Este tema continua a incomodar o mercado.

 

Segundo pesquisa da XP Investimentos com o Instituto Ipespe, a avaliação positiva do Governo continua a cair, o que deve aumentar, ainda mais, a pressão para novas medidas populistas por parte do governo:



Também ainda existe especulação em relação a o retorno da CPMF, segundo matéria do Valor Econômico: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/02/08/pacheco-rechaca-condicionar-retomada-do-auxilio-a-aprovacao-de-materias-de-interesse-do-governo.ghtml.

 

De maneira geral, continuo vendo um cenário internacional construtivo para o ano de 2021, que deveria dar algum suporte aos ativos locais. Em relação ao cenário interno, acredito que o Brasil continuará a “balançar” como se fosse um pêndulo, algumas vezes indo em uma direção que parecemos a Argentina/Venezuela e, outras vezes, dando a impressão de que podemos virar uma nova Suíça.

 

De forma geral, na média, contudo, devemos ficar no meio deste pêndulo, com o avanço de algumas matérias, o retrocesso em outras, mas de modo que o país consiga caminhar e avançar apenas sendo o Brasil, aprovando reformas de maneira reativa (e não proativa) e muitas vezes, pressionado pelo “Mercado” ou pela sociedade.

 

Não serão todas as reformas que serão aprovadas, apenas aquelas suficientes para o país não entrar em uma espiral negativa, em um ciclo vicioso. Assim, devemos ficar ainda mais susceptíveis e sensíveis aos ciclos e aos fluxos internacionais.

 

Eu continuo gostando de alocações na renda variável local, através de gestores ativos e de valor, ou do “stock picking” para quem gosta e sabe fazer isso. Acredito que o dólar deva ser usado como “hedge”/proteção, através do mercado derivativo de opções.

 

Ainda vejo o Real se mantendo em uma banda relativamente larga de 5,00-5,50 (ou 4,80-6,00). Gosto de alocações em NTN-Bs de prazos mais longos, porém em tamanho reduzido e administrando a posição de maneira mais ativa (Ex: B50 acima de 4,30%-4,40% gosto de aumentar a alocação, abaixo de 3,8% reduzi-la).

 

Algumas curiosidades do mercado internacional.

 

Expectativas de inflação continuam subindo, na toado dos “Reflation Trades”:



Elon Musk, da Tesla, anunciou que a empresa comprou cerca de $1,5bi em Bitcoin e pode usar a “moeda” em um futuro não muito distante:



Em Israel, grande laboratório mundial para a vacinação, já vemos os efeitos positivos das vacinas, com a queda acentuada de internação das pessoas mais idosas, as primeiras a receber as vacinas:



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?