Daily News – Petrobras, Recuperação e Técnico.

Os ativos de risco estão abrindo em uma toada um pouco mais positiva essa manhã, com bolsas e commodities em alta, dólar fraco e apenas leve abertura de taxa dos juros nos países desenvolvidos.

 

Mantenho minha visão inalterada. Sigo construtivo com o cenário de recuperação econômica e endereçamento da pandemia ao longo do ano, mas em um processo que não será linear. Vejo alguns “cantos” do mercado com posição técnica, preços e valuations que merecem atenção, mas, sozinhos, não são capazes de inverter a tendência dos mercados.

 

No curto-prazo, toda a atenção será dispendida na velocidade de abertura das taxas de juros no mundo desenvolvido, como tenho comentado neste fórum e falei em matéria do Valor Econômico de ontem: https://valor.globo.com/financas/noticia/2021/02/18/ibovespa-retoma-os-120-mil-pontos-com-petrobras-e-vale.ghtml.

 

As taxas de juros, a inflação e o enxugamento precoce de liquidez são riscos ao cenário base, que cresceram nos últimos dias, mas ainda de probabilidade baixa:



No Brasil, as declarações de Bolsonaro em relação a Petrobras e a sinalização de corte de impostos, em um momento de fragilidade fiscal do país, não devem ser bem recebidas pelo mercado essa manhã: https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/02/18/bolsonaro-diz-que-vai-cortar-impostos-federais-sobre-gas-de-cozinha-e-diesel.ghtml

 

Vejam como o tema de recuperação continua a fazer preço positivo no Cobre, umas das commodities mais sensíveis a cenários de recuperação:




Os PMIs da Europa mostraram robustez no setor de manufatura, mas ainda fraqueza no setor de serviços. De forma geral, seguem as expectativas de recuperação da economia com o potencial alivio nos “lockdowns” na região:



No Reino Unido, destaque negativo para as vendas no varejo de janeiro. Contudo, os PMIs (vide acima) já mostram recuperação à frente:

 


O fluxo para ativos de renda fixa emergentes apresentou saída pela primeira vez em várias semanas, em um sinal de fadiga e piora no risco x retorno para a classe:


 

Finalmente, o quadro técnico que continua merecendo atenção, com aumento na exposição bruta e líquida dos gestores/fundos:




 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?