Daily News – Japão: O Último Samurai

Em uma decisão surpresa e inesperada, o Banco Central do Japão (BoJ) anunciou uma mudança em sua política monetária, deixando sua curva de juros abrir taxa.

 

O BoJ era o único banco central de economia desenvolvida que ainda relutava em alterar sua política monetária. Os juros japoneses apresentaram o maior movimento de taxas para 1 dia em cerca de 20 anos:


 

A decisão levou a uma forte apreciação do Iene (JPY) em relação a Dólar:

 


Na Alemanha, o PPI apresentou arrefecimento, mas ainda se mantém em patamar excessivamente elevado:

 


No Brasil, a segunda-feira foi de “relief rally” nos ativos locais. Após uma sequência de pressão, o dia foi marcado por movimentos acentuados e positivos. Não vejo, por ora, mudança de cenário e sigo mais cauteloso com o cenário para o Brasil.

 

Movimentos como o de ontem são normais em meio a tendências mais negativas, especialmente após uma sequência de quase 6 semanas de pressão negativa. Estamos entrando em um período de sazonalidade em que a liquidez ficará mais prejudicada e os movimentos podem ser exacerbados por qualquer fluxo pontual.

 

O fluxo de notícias locais seguem em uma direção um tanto quando nebulosa: https://valor.globo.com/politica/noticia/2022/12/19/apos-decisao-do-stf-congresso-articula-usar-pec-da-transicao-para-engordar-outras-emendas.ghtml.  

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?