Daily News – Inflação em Foco

O grande destaque do dia ficará por conta da divulgação do Core CPI (inflação) nos EUA. Ontem, na expectativa de um número mostrando arrefecimento da inflação, observamos uma alta considerável da bolsa americana e um viés positivo de mercado.

 

Acredito que a reação ao número de hoje seja simétrica. Isso é, um número acima da expectativa pode trazer nova rodada de pressão negativa aos ativos de risco. Um número abaixo do esperado, contudo, pode manter o mercado em tendencia de recuperação até a virada do ano.

 

O Brasil não tem seguido a tendência global e opera descolado dos ativos internacionais, ainda com foco na montagem da equipe do novo governo e dos sinais em relação a qual será a política econômica. Um rumor de que a Lei das Estatais poderia ser revogada acabou levando a forte deterioração dos ativos brasileiros.

 

Sigo com visão e postura mais cautelosa em relação ao Brasil, até que tenha mais visibilidade em relação ao caminho que será escolhido pela novo governo. Neste interim, espero muita volatilidade e muitos “balões de ensaio” sendo ventilados na mídia.

 

Interessante observar a tendência do mercado de trabalho no Reino Unido. A despeito de um arrefecimento do emprego, a pressão de salários continua alta. Este é um desafio para o Banco Central e um ambiente desafiador para as empresas e a economia:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?