Daily News – China: Saindo da Covid Zero

Após uma terça-feira de aversão a risco, os ativos de risco estão abrindo o dia próximos a estabilidade. Ontem comentei sobre a perda de momento da recuperação e quais seriam seus motivos, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2022/12/daily-news-cenario-desafiador-perda-de.html.

 

Em uma das maiores mudanças de postura dos últimos meses, a China relaxou consideravelmente sua política de Covid Zero, caminhando – mais rápido do muitos imaginavam – para uma saída da pandemia: https://www.wsj.com/articles/china-scraps-most-testing-quarantine-requirements-in-covid-19-policy-pivot-11670398522?mod=djemalertNEWS.

 

No Brasil, a PEC da Transição foi aprovada na CCJ e irá caminhar ao plenário do Senado. Algumas alterações podem (e devem) ser feitas ao longo do processo, mas os primeiros sinais são de um impacto relevante, não desprezível e negativo nas contas públicas do país.

 

Hoje teremos reunião do Copom. Espero que o Comitê mantenha a Selic estável em 13,75%. O comunicado poderá dar um tom de maior preocupação em relação aos caminhos fiscais do país, sinalizando possível reação (alta de juros) caso o país escolha caminhos de maior relaxamento fiscal.

 

Os sinais de forte desaceleração do crescimento nos EUA (e no mundo) estão ganhando novos contornos nas últimas semanas, como o Leading Indicator – um indicador “antecedente” de atividade econômica:

 


Não apenas nos EUA os sinais de recessão estão se acumulando. Na Alemanha, a inversão da curva de juros, é um enorme sinal de alerta econômico. As últimas vezes que a curva apresentou este formato, o país viveu crises econômicas relevantes:

 


Interessante a correlação entre o aperto das condições de empréstimos e o aumento dos defaults em papéis HY. Geralmente, há um “atraso” neste processo e ele já foi iniciado:

 


A despeito da forte alta nas últimas semanas, a bolsa da China ainda está com valuation muito abaixo da média histórica:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?