Daily News – Inflação & Crescimento. Brasil & Mundo.

Os ativos de risco estão abrindo a semana próximos a estabilidade, após uma sexta-feira de tom mais negativo, em reação aos números do PPI (inflação) nos EUA acima das expectativas do mercado.

 

Comentei sobre isso aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1601208046554083329?s=20&t=KO2o9Rop6TO2luKg2gLFfg.

 

O PPI alto e qualitativamente ruim aponta para uma inflação ainda enraizada, tirando um pouco o “brilho” do Core CPI mais baixo do mês passado. A divulgação do CPI este mês será fundamental para a dinâmica do mercado neste final de ano.

 

O cenário central ainda é de uma desaceleração gradual da inflação ao longo dos próximos meses, mas mantendo-se em patamar elevado e incompatível com a meta do Fed. Isso deverá levar a juros mais altos, por mais tempo, com manutenção do processo de QT e de alta de juros, mesmo que em ritmo inferior àquele que convivemos nos últimos meses.

 

No Brasil, o IPCA de novembro ficou abaixo das expectativas e com sinais mais claros de melhora em sua qualidade. Algumas batalhas estão sendo ganhas nos últimos meses, mas a guerra continua:

 





Um IPCA mais baixo e de melhor qualidade dá tempo ao BCB em observar qual será o quadro fiscal do Brasil nos próximos anos e preparar sua função de reação. Acredito que o plano de voo do BCB seja manter a Selic estável no horizonte relevante de tempo.

 

Me parece, hoje, simétrico cenário de alta adicional de juros ou um eventual processo de ajuste baixista de taxa. Essa simetria será alterada de acordo com o cenário fiscal e/ou os próximos números de inflação.

 

Voltando ao cenário internacional, o mercado imobiliário é um nicho que precisa ser monitorado nos próximos meses no detalhe. Há sinais de arrefecimento acentuado em alguns países, com impactos não desprezíveis na economia e nos mercados:

 


Deixo aqui um fio interessante sobre a crise energética na Europa, que ainda está longe de ser definitivamente equacionada: https://twitter.com/DanKawa2/status/1602048782329577472?s=20&t=KO2o9Rop6TO2luKg2gLFfg.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?