Daily News – Da Inflação para a Recessão

Após uma quarta-feira de forte alta, os ativos de risco estão abrindo o dia com pequena realização de lucros. Destaque para o fechamento de taxa de juros nos EUA, que está ajudando a dar sustentação de curto-prazo aos ativos de risco.

 

Comentei mais a fundo sobre os movimentos de mercado e sobre minha visão, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1598053616207949825?s=20&t=_KySU4SXU5zj0Fh6e2x4-Q.

 

Em artigo para o Estadão divulgado ontem, discorri um pouco sobre minhas expectativas para 2023: https://einvestidor.estadao.com.br/colunas/dan-kawa/previsao-2023-cenario-economico/.

 

Na China, há novos sinais de que a política de Covid Zero irá, gradualmente, ser relaxada. Os ativos do país estão olhando à frente e apresentando forte desempenho nos últimos dias:

 

Está mudança é um avanço pequeno mais substancial: https://www.reuters.com/world/china/china-allow-some-positive-covid-19-cases-quarantine-home-sources-2022-12-01/.

 

Assim como as medidas relatadas abaixo:

 

China’s Vice Premier, Sun Chunlan, who heads the country's Covid response, held a meeting with health experts last night. The Vice Premier said China is facing a “new stage and mission” amid milder variants and progress in vaccination, and added that Covid measures will be adjusted incrementally but steadily. "Covid-zero” was again not mentioned, similar to the last State Council press conference.

 

Meanwhile, despite still elevated case counts, yesterday Guangzhou lifted most lockdowns in its urban villages, which are populated by migrant workers. Chongqing also announced a full-lockdown exit.

 

Na Alemanha, as vendas do varejo de outubro apresentaram queda de 5% YoY, confirmando o aumento da probabilidade de um cenário de recessão no país e em toda a Europa:

 


As exportações da Coreia do Sul – que são um importante termômetro para a economia global – apresentaram forte queda em novembro, elevando os sinais de alerta quanto a desaceleração da economia global:

 


Não há novidades relevantes no Brasil, que continua a debater a PEC da Transição e os nomes para os ministérios. Os dados correntes são uma fotografia do passado. O mercado irá reagir, a partir de agora, ao que espera do filme que vem pela frente.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?