Daily News – Fed & China

Os ativos de risco estão abrindo o dia em tom negativo, após os sinais emitidos pelo Fed ontem.

 

Comentei a decisão do banco central americano e seu potencial impacto no mercado aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1603103386039205892?s=20&t=pZJW30buXIQ0Dn75SQxaqQ.

 

De maneira geral, o Fed está seguindo o seu plano de voo, que me parece ser levar as taxas de juros para em torno de 5% e mantê-la nesta região no horizonte relevante de tempo. A principal mensagem de ontem é de que não serão dois meses de inflação mais branda que irão alterar este processo.

 

O Fed se mostrou comprometido em trazer a inflação para em torno da meta, em 2%, algo que demandará tempo, esforço e um enorme trade-off entre inflação, crescimento e emprego. Powell sinalizou que está disposto a escolher o caminho de trazer a inflação à meta, pois os riscos de não trilhar este caminho podem ser muito maiores no futuro.

 

O mercado precificava uns juros terminais abaixo de 5% e cortes relevantes de taxa já em 2023. A mensagem do Fed está fazendo com que este cenário seja reavaliado.

 

Vale a pena mencionar também que nas últimas semanas vimos forte afrouxamento das condições financeiras, com alta da bolsa, queda do dólar, fechamento de taxa de juros e de spreads de crédito. Estes movimentos jogam contra o trabalho do Fed. A mensagem mais dura passada ontem também tem o objetivo de evitar movimentos adicionais nesta direção.

 

Na China, os dados de atividade econômica de novembro ficaram abaixo das expectativas. Os números mostraram uma economia extremamente fragilizada em meio a maior onde de Covid que o país já viveu.

 





O mercado parece estar olhando “por cima” desta situação e operando na expectativas de uma recuperação da economia mais aos moldes dos países Ocidentais após suas reaberturas da pandemia.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?