Daily News – Bancos Centrais Ditando a Dinâmica

Após uma semana desafiadora para os ativos de risco, os mercados estão abrindo a semana em tom mais positivo.

 

Na semana passada, o grande destaque ficou por conta da sinalização dos bancos centrais das principais economias do mundo (Fed e ECB) da necessidade de altas adicionais de juros e, principalmente, da percepção de que os juros precisarão ser mantidos mais altos, por mais tempo.

 

Como o mercado tinha a expectativa de que os BC´s pudessem aliviar os seus discursos, com curvas de juros que já precificavam quedas não desprezíveis no ano que vem, os sinais emitidos na semana passada acabaram levando a uma rodada de correção de preções neste sentido.

 

A China passa por sua maior onda de Covid até o momento. A mídia reporta hospitais lotados, ausência de medicamentos e um número elevado de óbitos. O mercado, por sua vez, tenta olhar “por cima” desta situação e prever o “começo do fim” da pandemia no país, aos moldes do que ocorreu em todas as economias Ocidentais.

 

A recessão americana parece ser bastante esperara pelo mercado, mas será que ela já está precificada de fato? O mercado parece pessimista, mas não há sinais de fluxos relevantes de saída:

 


Enquanto os indicadores econômicos seguem dando sinais alarmantes nos EUA:

 





O Brasil continua digerindo o novo modelo econômico que vem sendo sinalizado pelo governo eleito, assim como a nomeação da equipe política que irá governas o país nos próximos anos. Por ora, os sinais vêm sendo mal-recebidos pelo mercado.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?