Daily News – Brasil: Juros estáveis no horizonte relevante

Os ativos de risco estão operando próximos a estabilidade, após uma quarta-feira de humor negativo. Minha impressão é que o mercado está dando mais atenção e querendo precificar uma maior probabilidade de recessão global, em meio a um pano de fundo de inflação cadente, porém ainda elevada.

 

A inversão das curvas de juros no mundo desenvolvido, a queda das bolsas e a forte queda de algumas commodities, como o Petróleo, são sinais que me levam a essa conclusão.

 

No Brasil,  Banco Central manteve a Selic estável, como esperado, mas deu um aviso adicional a classe política em relação a sua função de reação ao quadro fiscal. Acredito que o plano de voo do BCB seja de manutenção da Selic no horizonte relevante de tempo, mas que ele não se furtará em agir caso o fiscal apresente deterioração adicional.

 

Vale lembrar que vejo sinais cada vez mais claros de desaceleração do crescimento. Não podemos descartar uma forte contração da economia nos próximos meses, o que poderia levar a descompressão da inflação. Há sinais de moderação e melhora na qualidade da inflação.

 

Assim, o cenário para a taxa de juros me parece simétrico. O plano de voo de manutenção da Selic deve ser mantido, com assimetria de riscos para um cenário de queda de juros ou alta adicional de taxas.

 

O Senado aprovou a PEC da Transição em dois turnos e o texto segue para a Câmara. Alguma mudança pode ocorrer no processo, mas o texto base parece digerido. Vejo com receio e cautela a forma como este processo foi conduzido e o tamanho do “waiver” que está sendo dado ao novo governo.

 

Na ausência de um debate sobre a nova ancora fiscal do país, acredito que os ativos locais possam, aos poucos, sofrer e perder momento. O aumento da probabilidade de uma desaceleração adicional da economia é um ponto de atenção e risco a este cenário.

 

As sinalizações recentes em torno da possível atuação do BNDES, bancos públicos e estatais no novo governo seguem em uma direção perigosa de um modelo econômico testado no passado e que empiricamente não deu certo.

 

“O mercado” pode até demorar a reagir, mas caso o novo governo siga nesta direção, a conta chegará, mais cedo ou mais tarde.

 

Na China, as medidas de reabertura do Covid Zero e rumores de novas medidas de suporte ao mercado imobiliário continuam dando suporte ao movimento positivo das bolsas locais:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?