Daily News – China, Crescimento & Sinais de Alerta

Os ativos de risco estão operando próximos a estabilidade, em uma noite sem muitas novidades relevantes.

 

Na China, seguem os sinais de que o país pretende afrouxar, gradualmente, sua política de Covid Zero, com impactos já visíveis e não desprezíveis nos ativos dependentes da demanda chinesa ao redor do mundo (vide o desempenho da Vale em novembro contra as demais ações domésticas do Ibovespa): https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-12-02/china-s-politburo-likely-to-signal-stronger-focus-on-growth?srnd=premium-asia&sref=ZVajCYcV.

 

Hoje pela manhã, há rumores de que o governo chinês tenha direcionado os bancos locais à emitir dívida offshore para ajudar a financiar as incorporadoras do país, em mais um sinal de suporte ao mercado imobiliário: https://www.reuters.com/article/idUSL4N32R4AX.

 

No que tange ao crescimento, os dados de consumo e produção industrial de outubro, na França, ficaram muito abaixo das expectativas e apresentando forte queda, em um claro reforço a visão de que a região possa estar caminhando a passos largos para uma recessão.

 

No Brasil, o PIB do 3Q ficou levemente abaixo das expectativas, mas com revisões positivas dos anos anteriores. Além disso, a composição do PIB ainda foi positiva, mostrando uma demanda interna forte. O problema é que o PIB é uma foto do passado e as evidências anedóticas e os dados de alta frequência apontam para uma desaceleração não desprezível do crescimento corrente.

 

Finalmente, em um sinal de alerta, a Blackstone, uma das maiores gestoras do país, acabou de acionar o “gate” de um dos maiores fundos de Real Estate do mundo. Isso ocorre quando os resgates atingem 2% ao mês ou 5% no trimestre, como forma de proteger o capital dos investidores.

 

Ainda não há motivos para pânico. O fundo apresenta desempenho satisfatório. Contudo, os resgates mostram menor apetite dos investidores a um mercado fortemente ligado e dependente a taxa de juros e crescimento em um país com juros em alta e claros sinais de desaceleração econômica.

 

Este tipo de notícia pode acabar acelerando novos resgates e trazendo mais desafios ao mercado de Real Estate no país. Ainda é cedo para traçarmos este tipo de conclusão, mas certamente é um tema que precisamos estar atentos.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?