Pandemia – Nova Variante – O que sabemos até o momento? Parte II

Ontem escrevi sobre o que sabíamos até então sobre a nova variante da pandemia: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_pandemia-nova-variante-o-que-sabemos-activity-6870506342302445568-N1G-.

 

As notícias hoje, ainda muito preliminares, apontam para uma variante menos severa (casos menos graves), porém mais contagiosa: https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-11-28/omicron-pretty-mild-so-far-south-african-health-expert-says?srnd=premium-europe&sref=dJOSAJZH.

 

Chegou o momento de tentar “linkar” os eventos do final de semana aos preços dos ativos. Ao que parece, a reação “a priori”, de sexta-feira, foi um pouco exagerada dado a ausência de informações mais concretas. Assim, pode haver uma tentativa de uma recuperação dos ativos de risco neste começo de semana.

 

Contudo, há um contexto, um pano de fundo, que já vinha se desenvolvendo antes da Variante e pode manter os mercados ainda voláteis. Mesmo antes da Nova Variante, a Europa já era assolada pelo aumento do número de casos. Os EUA já apresentaram também um aumento de casos – cerca de 100 mil por dia – e um número alto de óbitos – na faixa de 1.500 por dia.

 

Sendo assim, não podemos descartar que medidas de contenção e restrição sejam adotadas nas próximas 2 a 4 semanas ao redor do mundo, com impactos negativos o crescimento e altistas na inflação.

 

Neste momento, não espero uma nova “onda” como aquelas vistas em 2020 e início de 2021. Por outro lado, o mundo já apresenta restrições fiscais e monetárias de atuação por parte dos “policy makers”, o que tira algum suporte econômico e financeiro dos mercados.

 

Este ambiente promete trazer um final de ano de maior incerteza a manutenção de uma volatilidade mais elevada.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?