Daily News – Convivendo em mundo inflacionário.

Após os primeiro sinais de que o governo da China está disposto a aliviar medidas de restrição ao mercado imobiliário, as bolsas do país tiveram uma noite de alta, dando sustentação aos mercados nesta manhã, dia de feriado nos EUA: https://twitter.com/DanKawa2/status/1458525761204277257?s=20.

 

A manhã está sendo de melhora na dinâmica das bolsas, mas com o dólar ainda forte no mundo e continuidade do movimento de abertura de taxas de juros. Comentei sobre os dados de inflação e a reação dos mercados na noite de noite, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1458553324844822531?s=20.

 

Um pouco mais sobre a inflação nos EUA: Cleveland's trimmed mean CPI 4.1% (highest since 1991) Median CPI 3.1% (highest since 2008)



 

As taxas de juros nos EUA nunca estiveram com diferencial tão grande em relação a inflação. Sinais de um Fed atrás da curva?



 

Nos EUA, além da inflação, um fraco leilão de Treasury de 30 anos foi outro vetor propulsor da forte abertura de taxa de juros verificada no país: https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-11-10/u-s-30-year-yield-surges-after-auction-tails-in-wake-of-hot-cpi.

 

Quem diria que até no Japão, que convive com deflação ou inflação excessivamente baixa há anos teria um PPI de 8% no ano...

 



No Brasil, o IPCA mais alto e qualitativamente ruim (vide link acima) pode levar o BC a acelerar o processo de alta da Taxa Selic e chegar a uma taxa terminal mais elevada, algo que já vinha sendo precificado pelo mercado futuro de juros.

 

Interessante observar a reação do mercado local ao número ontem, uma reação não “tão negativa” como o esperado. Isso pode indicar um mercado tecnicamente mais saudável e níveis de preço/valuation que já incorporam bastante coisa ruim à frente.

 

Não vejo sinais consistentes de melhora no cenário macro local, mas além do cenário, precisamos considerar posição técnica, preços, valuations e dinâmica de mercado. A despeito de um macro ruim, há sinais de que os demais indicadores podem ajudar a dar alguma ancoragem de curto-prazo aos ativos do Brasil. A conferir.

 

No cenário internacional, os primeiros sinais de suporte do governo chinês ao mercado imobiliário podem vir a ajudar a dinâmica de mercado, mas ainda acho que estamos longe de endereçar estruturalmente os problemas econômicos que o país apresenta. Como no Brasil, preços, valuations e posição técnica parecem mais saudáveis, mesmo com macro ruim.

 

Nos EUA, a inflação é o tema do momento. Aqui, diferente do Brasil, vejo um macro mais positivo, mas o aumento do risco inflacionário pode ser um problema. A posição técnica, preços e valuations, por outro lado, me parecem mais desafiadores.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?