Mercados Globais (Daily News) – Convivendo em Mundo Inflacionário – Parte II

A sexta-feira está iniciando com poucas movimentações e sem tendências claras definidas nos mercados. Ainda vejo espaço para os movimentos verificados após o Core CPI nos EUA, leia-se: dólar forte, abertura de taxa de juros nos EUA e pressão nos ativos considerados de alta “duration” e com valuations esticados, como as bolsas norte americanas.

 

O Fed vem afirmando, nos EUA, que caso as expectativas de inflação percam a ancoragem e a inflação corrente permaneça elevada, eles terão que acelerar o processo de normalização monetária. O que dizer após o Core CPI desta semana (https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/11/daily-news-convivendo-em-mundo.html) e dos “breakeven inflations” de 10 anos rompendo níveis vistos apenas em 2006?

 




Na Austrália, as vendas no varejo apresentaram forte queda em setembro, sinalizando para uma expressiva desaceleração da economia:

 



Na Turquia, a Lira (TRY) segue sua tendência de depreciação e já testa o patamar de $10. Isso que acontece com países que migram para políticas heterodoxas economicamente e apresentam fundamentos fragilizados:



 

No Brasil, as vendas no varejo de setembro, divulgadas ontem, ficaram abaixo das expectativas e apresentaram uma preocupante queda. O número está em linha com o que temos ouvido das empresas do setor nos resultados corporativos:





 

O cenário de alta na inflação, juros mais elevados, redução do auxílio emergencial está acarretando uma redução da renda disponível, o que leva a um menor crescimento do país. Este pano de fundo já levou a fortes revisões de expectativa para o PIB de 2022 nas últimas semanas.

 

Será fundamental entender a velocidade, magnitude e duração desta desaceleração para podermos mapear os riscos para o Brasil nos próximos meses.

 

A ideia “brilhante” do dia fica por conta do Ministro da Economia: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/11/11/guedes-fala-em-zerar-tarifa-de-importao-de-produtos-com-abuso-de-reajuste.ghtml.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?