Daily News – China: Ventos Frios do Oriente.

Os ativos de risco estão operando próximos a estabilidade neste momento. Destaque para o novo “high” histórico do Bitcoin e Ether:




Há sinais de contágio da Evergrande no mercado imobiliário chinês, com os bonds das duas maiores incorporadoras do país iniciando um movimento de queda, enquanto outras incorporadoras apresentam dificuldades em honrar seus compromissos financeiros:

 



O mercado imobiliário segue “congelado”: https://twitter.com/DanKawa2/status/1457716909579902982?s=20.

 

Sigo com a visão de que o problema na China pode ser mais duradouro do que o imaginado, levando o país à um cenário de crescimento mais baixo por mais tempo. O governo fará o possível para evitar “cenários de cauda”, mas eles não podem ser totalmente ignorados.

 

Há riscos de erro de política, que levariam a situações mais desafiadoras. Por ora, este não é o cenário base, mas a situação no país merece atenção, especialmente para os ativos mais dependentes da demanda chinesa (commodities metálicas, ativos emergentes, ações de empresas de commodities e afins).

 

Ontem fiz uma atualização do cenário no podcast da TAG Investimentos: https://anchor.fm/tag-investimentos/episodes/08112021---Cenrio--por-Dan-Kawa-TAG-Investimentos-e19usm4.

 

Há uma deterioração na situação sanitária da Europa, com uma nova onda da pandemia:

 

German coronavirus infection rate hits highest since pandemic began

France hits one-month high for patients hospitalised for COVID-19

Russia's daily COVID-19 death toll hits new record high

 

A inflação no mundo ainda é um tema que merece atenção especial. Agora, com commodities agrícolas e alimentação afetando o dia a dia da população:



 

No Brasil, foco continua sendo no fiscal e nos embates institucionais: https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/11/08/stf-pedido-de-vista-pode-ser-alternativa-para-ganhar-tempo-para-julgar-suspensao-de-emendas-de-relator.ghtml.

 

A curiosidade do dia fica por conta da curva parabólica do “ownership” de ações por parte das famílias americanas:



 

Finalizo hoje com um “jabá” de parabéns a toda equipe de gestão da TAG Investimentos: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_citywire-brazil-top-15-activity-6863542669927354368-lNW0.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?