Daily News – (A Not So) Happy Thanksgiving!

A descoberta de uma nova variante do Covid19 está levando os ativos de risco à um movimento global e coordenado de aversão a risco, com queda das bolsas, commodities e cryptos, dólar forte e fechamento de taxa de juros.



 

O artigo que circulei na tarde de ontem vale um pouco mais sobre as características desta nova variante: https://twitter.com/DanKawa2/status/1463977238441902097?s=20.

 

Ainda é cedo para conclusões mais profundas, mas, a priori, esta variante parece ser mais contagiosa e produzir “escape” às vacinas existentes e aqueles que já tiveram o vírus. A variante foi descoberta na África do Sul, onde a vacinação ainda é baixa (cerca de 30% da população):




Diversos países já colocaram países da África em suas “listas vermelhas” de viagens, proibindo a entrada e pessoas vindas da África do Sul e países vizinhos.

 

O temor, neste momento, é que uma variante mais agressiva possa levar a novos “lockdowns”, gerando menos crescimento e mais inflação, em um momento em que o poder da política monetária é menos efetivo e alguns países já não teriam a mesma capacidade de atuar em termos de política fiscal.

 

Isso tudo ocorre em um momento em que a Europa já apresenta aumento exponencial do número de casos, sinais evidentes de desaceleração do crescimento e adota novas medidas de restrição. Há sinais nesta mesma direção em algumas regiões dos EUA:


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?