Daily News – Volatilidade alta, pouca tendência.

Após uma quinta-feira de pressão nos ativos de risco (comentado aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1304146815722422276?s=20), estamos amanhecendo a sexta-feira em tom mais positivo, com um “risk-on” mais generalizado.

 

No Brasil, as notícias dão conta de que o Renda Brasil será proposto dentro do Teto de Gastos, mas ainda sem grandes detalhes sobre como será feito e nem o seu tamanho. Obviamente, as notícias parecem vir da Equipe Econômica e ainda precisa passar pelo crivo presidencial e pelo Congresso.

 

A despeito do bom desempenho dos mercados, os números econômicos desta noite/manhã mostram uma moderação na trajetória de recuperação econômica global. Percebam que falo em “moderação” e não (ainda) uma inversão de tendência ou mudança drástica de cenário.

 

Essa moderação está em linha com a minha tese de que estamos entrando na terceira fase deste mini ciclo econômico, em que a recuperação se mostrará mais heterogênea e errática entre setores da economia e regiões do mundo.

 

Na Europa, vimos uma recuperação da produção industrial, porém de maneira mais brando do que vinha apresentando nos meses anteriores:

 




Na Inglaterra, a mesma análise vale para o PIB mensal do país:

 


Na Coréia do Sul, vimos sinais de desaceleração das exportações nos primeiros 10 dias do mês de setembro. Este é um número bastante “online” que costuma ser um excelente termômetro da economia global:

 




Finalmente, o fluxo para ativos dedicados emergentes seguiu positivo na semana, a despeito de menor do que na semana anterior:

 


Mantenho minha visão dos últimos dias:

 

Ainda não vejo o movimento de ontem como um sinal de reversão de tendência. Para isso, precisaremos de novidades no cenário. Pode vir a ser os dados de emprego nos EUA hoje, as eleições americanas, ou outro “black swan”, mas ainda me parece cedo para definir o movimento de um dia como um ponto de inflexão.

 

Contudo, dado a força, magnitude e velocidade da alta, não descarto períodos de consolidação que podem durar semanas ou alguns poucos meses. O movimento de rotação, saindo de Tech e indo para outros setores e vetores da bolsa também pode durar algum tempo, até o mercado estar mais balanceado.

 

Olhando a dinâmica dos mercados nos últimos dias reforço minha visão, por ora, de estarmos passando por um período de consolidação. Acredito que os índices podem até passar algum tempo rodando “de lado”, sem tendências claras, com mais volatilidade, e movimentos erráticos.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?