Daily News – Aversão a Risco!

Os ativos de risco estão abrindo a semana em tom bastante negativo. Vejo alguns vetores ajudando o movimento:

 

·         Piora no cenário para o Covid-19 e nas expectativas para uma vacina;

·         Alguns países voltando a falar em “lockdowns”, localizados ou generalizados;

·         Cenário de incerteza para as eleições presidenciais dos EUA;

·         Necessidade de aprovação de um novo pacote fiscal nos EUA;

·         Acomodação da tendência de recuperação econômica global;

 

Vale lembrar que tenho chamado a atenção para todos esses vetores há algumas semanas. Escrevi, por exemplo, na Revista Exame, artigo no dia 24 de agosto que toca nesses temas: https://exame.com/blog/panorama-economico/a-guerra-continua-2/.

 

No podcast dessa semana, falei mais afundo sobre cada um desses pontos, assim como tenho falado nas últimas 3 a 4 semanas: https://anchor.fm/tag-investimentos/episodes/1992020---Cenrio--por-Dan-Kawa-TAG-Investimentos-ejsk0s.

 

Reforço a mensagem que tenho escrito neste espaço durante toda a semana passada:

 

·         Nas últimas duas semanas vinha afirmando que ainda não via sinais de inversão de tendência nos mercados, mas um movimento normal, natural e, até mesmo, saudável, de acomodação, após quase 5 meses de alta ininterrupta.

 

·         A dinâmica de curto-prazo nos ativos de risco apenas confirma essa minha visão. Contudo, repito que espero um ambiente mais volátil até o final do ano, diante das incertezas que permeiam o cenário internacional, especialmente no tocante ao pacote fiscal americano e as eleições presidências no país.

 

Em relação ao Brasil, a sexta-feira foi de forte deterioração dos ativos locais (toquei mais a fundo neste tema no Podcast desta semana, no link acima).

 

Acredito que um misto de piora externa, piora na posição técnica, aliada a uma incerteza do cenário local estejam afetando o humor dos ativos no país. Para completar, a situação das queimadas no Pantanal em nada ajudam a visão do estrangeiro em relação ao Brasil.

 

Espero um curto-prazo de mais incerteza, volatilidade e eventuais pressões negativas adicionais. Todavia, oportunidades de investimento e alocação serão criadas ao longo deste processo. Esperarmos o momento correto de “deixar de jogas na defensiva para voltar a jogar na ofensiva”.

 

Em relação as eleições nos EUA, pesquisa do WSJ mostra manutenção da liderança de Biden, a despeito de outras pesquisas mostrarem cenário de queda na diferença desta liderança: https://www.wsj.com/articles/biden-leads-trump-by-8-points-in-new-wall-street-journal-nbc-news-poll-11600606801?mod=djemalertNEWS.

 

Na Coreia do Sul – importante termômetro para o crescimento global – os dados dos primeiros 20 dias de setembro mostram moderação nas exportações, confirmando meu cenário de que estamos na terceira fase do ciclo econômico deste ano, em que a recuperação é mais errática e heterogênea entre setores da economia e regiões do mundo:



Em relação a posição técnica do mercado, vemos uma grande posições vendida nos futuros da Nasdaq, uma aumento do fluxo de venda do ETF de Nasdaq (QQQ) e alguns sinais do índices estar retornando para dentro de sua tendência de longo-prazo:




Na semana passada, eu havia chamado a atenção para uma eventual ruptura técnica do S&500 que poderia levar a uma queda mais expressiva dos mercados: https://twitter.com/DanKawa2/status/1306985835355664391?s=20.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?