Daily News – Tech

Ontem comecei o texto da manhã com a seguinte passagem:


A despeito dos índices de bolsa americanos terem atingido novos picos históricos ontem, alguns movimentos (por debaixo da superfície) merecem alguma atenção. 

Primeiro, há sinais de consolidação do setor de Tecnologia global, com uma “under” performance desde ontem, não apenas nos EUA, mas também na Ásia e na Europa.


Como um amigo desta coluna me falou no final do dia, pareceu mais uma profecia do que uma análise. O que vimos ao longo do dia foi uma forte queda do setor de Tecnologia, mas com bom desempenho relativo de outros fatores de risco, como “Valor”, “Bancos” e afins.

 

Ao longo do dia, fiz uma breve análise da situação:

 

https://twitter.com/DanKawa2/status/1301534208142323713?s=20

 

https://twitter.com/DanKawa2/status/1301569093590544385?s=20

 

https://twitter.com/DanKawa2/status/1301608514759135232?s=20

 

Em suma, ainda não vejo o movimento de ontem como um sinal de reversão de tendência. Para isso, precisaremos de novidades no cenário. Pode vir a ser os dados de emprego nos EUA hoje, as eleições americanas, ou outro “black swan”, mas ainda me parece cedo para definir o movimento de um dia como um ponto de inflexão.

 

Contudo, dado a força, magnitude e velocidade da alta, não descarto períodos de consolidação que podem durar semanas ou alguns poucos meses. O movimento de rotação, saindo de Tech e indo para outros setores e vetores da bolsa também pode durar algum tempo, até o mercado estar mais balanceado.

 

Na linha de rotação, temos visto um aumento de demanda por títulos emergentes. A semana apresentou seu melhor fluxo de entrada na classe desde o começo do ano:

 


Segundo estudo da Goldman Sachs, os spreads de HY estão mais atrativos do que os spreads de IG. Contudo, os níveis estão em patamares historicamente baixos e merecem atenção:

 


Iniciamos a semana com uma posição técnica, em muitos casos, pouco saudável, o que explica parte do movimento de ontem:

 




No Brasil, os ruídos continuam, desta vez entre Paulo Guedes e sua equipe, e o Congresso Nacional. Como comento quase que diariamente, algumas batalhas foram vencidas, mas a guerra continua. O mercado continua passageiro do cenário fiscal.

 

A produção industrial de julho, divulgada ontem, mostrou continuidade da recuperação após o auge da pandemia como era, de certa forma, esperado:

 




Ontem também foi um dia típico de clássico de rotação na bolsa local, com bancos apresentando bom desempenho, contra uma queda do “varejo online” e empresas vistas como “tecnológicas”.

 

Na Alemanha, o Factory Orders apresentou alta de 2,8% MoM, muito abaixo das expectativas de 5% MoM em julho, mostrando algum arrefecimento na recuperação da região, da mesma forma que outros números ao longo desta semana:

 



 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?