Daily News – Um Mercado, Duas Dinâmicas

A despeito de mais um dia de alta do S&P500 e da Nasdaq, os demais ativos de risco estão dando sinais um pouco mais desafiadores, com queda das commodities, dólar forte e fechamento de taxa de juros no mundo desenvolvido.

 

A despeito da alta de quase 4% da Nasdaq e de quase 3% do S&P500 no mês de maio, o Dow Jones apresenta queda em torno de 3%. O movimento de alta da bolsa ainda está muito concentrado em poucas ações, nas Mega Tech e naquelas vistas como “vencedoras” do tema de Inteligência Artificial.

 

Tenho comentado sobre este tema (essa narrativa) nas últimas semanas e essa tendência só tem se acentuado: https://twitter.com/DanKawa2/status/1660759047576907777?s=20.

 

“Por debaixo da superfície”, o mercado internacional mostra uma dinâmica muito mais desafiadora nos últimos meses.

 

Nesta manhã há notícias de que Moscou teria sido bombardeada por drones, no que seria o primeiro ataque dentro do território russo neste conflito: https://www.wsj.com/articles/drones-strike-residential-areas-in-moscow-9984942?mod=djemalertNEWS.

 

A conclusão óbvia é que a guerra na região parece longe do fim. A dúvida é qual será a resposta russa, a atuação do Ocidente e os eventuais impactos econômicos e geopolíticos para os próximos meses. Neste momento, ainda há mais dúvidas do que respostas.

 

Na Europa, os primeiros sinais mais animadores de um processo de desinflação. Na Espanha, o CPI e o Core CPI apresentarem arrefecimento. O patamar ainda é alto, a batalha contra a inflação ainda não terminou, mas o sinal, na margem, é mais construtivo:

 


Na China, cresce o “eco” de uma perda de momento do crescimento e o que isso pode trazer de impacto na economia global e nos mercados: https://www.bloomberg.com/news/articles/2023-05-30/niche-commodities-sound-alarm-in-every-corner-of-china-s-economy.

 

No Brasil, poucas novidades relevantes. O mês caminha para um fechamento sólido de desempenho dos ativos locais, mas “realizações de lucro” de curto-prazo, após melhoras acentuadas como a recente, são normais.

 

O mercado continua focado nas indicações do BCB. Este vem, aos poucos, mudando vagorosamente o seu discurso diante dos dados recentes de inflação: https://valor.globo.com/financas/noticia/2023/05/29/inflacao-parece-que-vai-engrenar-uma-melhora-ainda-que-lenta-diz-campos-neto.ghtml.

 

Importante observar que o próprio “Mercado” começa dar o “braço a torcer”, com a segunda semana consecutiva de melhora nas expectativas de inflação, segundo a pesquisa Focus:

 



Um eventual processo de queda da Taxa Selic é um dos pilares mais importantes para dar alguma sustentação mais estrutural aos ativos locais, em especial, ao mercado de juros e aos ativos mais cíclicos da bolsa.

 

**As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?