Daily News – A Espera de uma nova narrativa

Após uma quarta-feira de mais otimismo para os ativos de risco em geral, os ativos de risco estão abrindo o dia com movimentos diferentes: Alta das bolsas, queda das commodities, dólar mais forte e abertura de taxa de juros.

 

No geral, o mercado segue respeitando “bandas” estreitas, sem tendências claras ou definidas, e ainda buscando a próxima narrativa relevante a ser determinante para a direção dos próximos meses.

 

Ontem escrevi um pouco mais a fundo sobre este panorama e as incertezas do cenário: https://einvestidor.estadao.com.br/colunas/dan-kawa/investimento-contexto-nacional-internacional/.

 

No Brasil, o BTG Pactual fez um resumo interessante sobre a temporada de resultados corporativos:



 

O Santander fez um excelente material mostrando o desempenho do Ibovespa e dos demais setores da bolsa local em ciclos de queda de juros no país:

 



Em resumo, a bolsa costuma apresentar desempenho positivo e robusto em ciclos de baixa de juros, com os setores cíclicos locais e domésticos apresentando desempenho relativo melhor.

 

A nova política de preços da Petrobras ainda está sendo debatida e ainda demandará tempo para o mercado digerir, se é de fato uma redução de risco de cauda para a empresa, ou um caminho mais negativo para menor rentabilidade futura para a companhia.

 

No mercado internacional, os gestores/fundos continuam com expectativas baixas de crescimento, o que tem levado a um posicionamento mais otimista com o mercado de renda fixa (bonds):

 



*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?