Daily News – The Growth Scare

A dinâmica do mercado ontem, a despeito da percepção de bom desempenho da bolsa dos EUA, deu sinais claros de fragilidade e receio com o crescimento. O dia foi de forte fechamento de taxa de juros nos EUA, queda no preço das commodities, queda nas ações e setores cíclicos da bolsa e dólar mais forte.

 

Isso foi claramente refletido na dinâmica de preços dos ativos do Brasil, que em muito seguiram a dinâmica internacional. A bolsa americana continua sendo suportada por poucas ações e muito pela narrativa da Inteligência Artificial: https://twitter.com/DanKawa2/status/1663615744079167488?s=20.

Será desta vez para valer:



Nesta noite, os PMI´s da China ficaram abaixo das expectativas do mercado, confirmando uma perda de momento da economia que os dados de crescimento do mês passado já haviam demonstrado:

 



A queda do PMI abre um novo “flanco” de preocupação para o crescimento da economia global, e pode vir a ser o vetor que precisava para o mercado precificar de maneira efetiva um cenário mais desafiador para o crescimento mundial. Isso pode ter implicações relevantes para a dinâmica de preços de cada classe de ativo.

 

Ainda me parece que estamos na transição entre a narrativa da “Inflação” e caminhando para a narrativa da “desaceleração econômica” e eventual “recessão”. Estamos na fase em que os dados econômicos são mistos e pouco conclusivos, o que tem favorecido um mercado “de lado”, sem grandes tendências de curto-prazo.

 

Na Alemanha, a inflação regional ficou abaixo das expectativas do mercado, mostrando recuo na pressão de preços. A inflação na França mostrou uma cara parecida. Ainda me parece cedo para o ECB “cantar vitória” no combate a inflação, mas é um passo na direção correta.

 

No Brasil, os dados das contas públicas divulgados ontem acendem um sinal de alerta. Queda na arrecadação, fruto de alguma desaceleração econômica, e aumento de gastos, reflexo das medidas fiscais – como aumento do salário-mínimo – anunciadas pelo novo governo.

 

Será fundamental entender quais serão as medidas que serão adotadas de agora em diante para frear essas duas tendências e evitar uma deterioração mais evidente e problemática para o país.

 

As falas de Lula, especialmente sobre a poupança, que dominaram as mídias sociais ontem são perigosas e criam ruído de curto-prazo. Entretanto, a postura de um Congresso mais “conservador”, deveria atuar como uma blindagem para este tipo de situação, evitando reações mais negativas do mercado.

 

**As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?