Daily News – A Revolução da Inteligência Artificial

Após dois dias mais negativos para os ativos de risco, sem sinais de avanços concretos nas negociações para o Teto do Endividamento dos EUA, os ativos de risco estão abrindo em tom mais positivo. No final da tarde de ontem, a Câmara dos EUA deu declarações de que alguns avanços mais concretos estavam sendo feitos nas negociações.

 

A extensão do Teto será fundamental para retirar um enorme “risco de cauda” do curto-prazo. Por outro lado, os detalhes negociados serão fundamentais para desenharmos o cenário dos próximos meses.

 

Existem teorias que a extensão do Teto poderá enxugar liquidez do mercado, pois irá liberar espaço para novas emissões de dívida por parte do Tesouro. Isso seria negativo para os ativos de risco. Existem outras teorias que as negociações para a extensão do Teto poderiam retirar estímulos fiscais da economia, pois as negociações passam por corte nos gastos.

 

Em suma, evitar o “shutdown” da economia é fundamental para evitar cenário catastróficos de curto-prazo, mas trazem outros desafios de longo-prazo para o cenário.

 

A Nvidia, uma fabricante de chips, que é tida como uma das grandes “vencedoras” neste novo ciclo de Inteligência Artificial (IA), divulgou forte resultado e guidance na noite de ontem, levando a forte alta das ações da empresa no “after market”:

 




Este resultado deverá ser mais um impulso a tese de IA que vem dominando a dinâmica internacional nos últimos meses. Tenho comentado bastante sobre este tema nas últimas semanas e é um vetor que deve continuar dominando algumas narrativas de mercado: https://twitter.com/DanKawa2/status/1661115786805809153?s=20.

 

O efeito na bolsa americana tem sido evidente: https://twitter.com/DanKawa2/status/1660759047576907777?s=20.

 

O PIB da Alemanha ficou negativo pelo segundo trimestre consecutivo, levando a economia para uma recessão técnica, o que já era esperado pelo mercado:

 


No Brasil, poucas novidades relevantes. A bolsa apresentou um dia de correção, amplamente normal após a alta rápida e acentuada das últimas semanas. O mercado de câmbio e juros permaneceram bem-comportados a despeito da pequena realização de lucros da bolsa.

 

Interessante observar que o setor de “steel and mining”, muito ligado ao cenário internacional/China, tem estado bastante pressionado nos últimos dias, o que ajuda a colocar peso no índice Ibovespa.

 

**As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?