Daily News – Going Nowhere

Os ativos de risco internacionais seguem com alguma volatilidade, porém sem tendências definidas, já há alguns meses. O “range” do S&P500, desde fevereiro, deixa isso bastante evidente:




A despeito de alguns índices de bolsa estarem em seus picos recentes, como a Nasdaq, por debaixo da superfície está claro que a alta destes índices está sendo totalmente sustentada por um grupo pequeno de ações, as Big Tech.

 

The Nasdaq 100 equal-weighted index ended down on the day. This index gives the same significance to a mega-cap name like Apple as it does to a smaller tech company like Rivian. And relative to the market-cap weighted index, it’s now dropped to its lowest since May 2022 (From Jan-Charles GAND):





Alguns indicadores antecedentes de “earnings” apontam para forte desaceleração à frente. Sinal falso ou um alerta que precisa ser ouvido?

 


A direção da política monetária nos EUA ainda será um tema fundamental para os mercados nos próximos meses. Artigo do principal “Fed Watcher” do WSJ mostra que ainda há uma divisão em relação aos próximos passos dentro do próprio Fed: https://www.wsj.com/articles/fed-officials-debate-whether-to-pause-rate-rises-8d24e79c?mod=itp_wsj&mod=djemITP_h.

 

Os desafios enfrentados pelos ativos de risco no ano passado e que ainda reverberam no mercado, chegaram ao mundo de ativos ilíquidos, como PE e VC. Este artigo do WSJ exemplifica bem o momento que investidores como Endowments, Fundos de Pensão e afins estão passando com essas alocações: https://www.wsj.com/articles/venture-fund-returns-suffer-amid-lower-startup-values-15dc0130?mod=itp_wsj&mod=djemITP_h.

 

No Brasil, a Petrobras anunciou sua nova política de preços. A ação reagiu positivamente. Aparentemente, o mercado esperava uma política de preços mais negativa e o anúncio tirou um (eventual) “risco de cauda” do cenário de curto-prazo, ajudando a dar sustentação, mesmo que momentânea, a ação da companhia.

 

O Arcabouço Fiscal segue evoluindo no Congresso. Algumas mudanças estão sendo feitas, mas nenhuma que altere significativamente (para o lado positivo ou negativo) o texto apresentando pelo governo. Ainda existem críticas ao modelo e uma visão de que ele não será suficiente para colocar o país na rota da sustentabilidade fiscal de longo-prazo.

 

De qualquer maneira, os mercados continuam reagindo como se um risco de curto-prazo, ou o risco de um evento ainda piora, tenha sido retirado do cenário.

 

A postura do Congresso, que está tentando se colocar como “guardião” dos avanços do país tem ajudado o mercado a retirar os excessos de prêmio de risco dos ativos locais: https://braziljournal.com/arthur-lira-congresso-vai-barrar-retrocessos-de-lula/.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?