Daily News – A Batalha contra a inflação continua

Os ativos de risco, ontem, apresentaram a primeira reação um pouco mais negativa após um dia de poucos avanços nas negociações em torno do Teto dos Gastos nos EUA, com o cronograma para um acordo ficando cada vez mais curto.

 

Espero que a cada dia (ou hora) que passe, a partir de agora, os investidores tendem a ficar mais reativos e sensíveis aos poucos avanços nesta frente. O cenário base ainda é de um acordo nos minutos finais do prazo, mas cresce a cada dia a probabilidade de um desfecho negativo, o que seria nefasto aos ativos de risco.

 

No Reino Unido, a inflação de abril ficou muito acima do esperado, com nova surpresa altista de “Core Goods”. Os núcleos de inflação continuam desconfortavelmente elevados e em tendência de alta. Os números de hoje mostram que ainda existe um enorme desafio em desinflacionar a economia e que o trabalho dos bancos centrais está longe do final:

 


Estes indicadores devem solidificar o movimento recente de alta de juros no mundo desenvolvido, e deveriam reduzir as precificações de mercado de agressivas quedas de juros já no segundo semestre deste ano, em algumas economias desenvolvidas.

 

Novo estudo divulgado ontem, de dois grandes economistas, um deles Bem Bernanke, ex presidente do Fed, tentam dissecar um pouco as causas da inflação e como lidar com ela: https://www.wsj.com/articles/why-inflation-erupted-two-top-economists-have-the-answer-6919042c?mod=wsjhp_columnists_pos1.


No Brasil, o texto base do Arcabouço Fiscal foi aprovado pela Câmara, por 372 contra 108 votos.


Na bolsa local, a queda de "mining", relevante no índice e UW nos portfólios dos gestores ativos, está ajudando os FIAs (fundos long-only), no geral, este ano. Além disso, a evidente recuperação em maior de alguns setores cíclicos locais estão dando impulso aos fundos de ações nas últimas semanas:

 


O tema de Inteligência Artificial tem sido um grande suporte a bolsa americana este ano. Pelo histórico de teses (ou narrativas) que o mercado gosta de se apegar, ainda existe enorme espaço para este tema ser precificado nos ativos globais ao longo dos próximos meses:

 


Na Alemanha, o IFO – importante indicador de sentimento para a economia, que costuma ser um bom antecedente para os dados oficiais de crescimento – apresentou forte queda no mês passado, sinalizando para uma perda de momento da economia:

 



Nestas últimas semanas o mercado vem precificando um cenário de “Goldilocks*”. Isso significa um crescimento ainda saudável, com uma inflação cadente, sem necessidade de grandes movimentos por parte dos bancos centrais. Neste ambiente, os ativos de risco tendem a ter bom desempenho.

 

Por ora, os dados apontam (ou apontavam) nesta direção. O risco a este cenário seria ou uma desaceleração mais acentuada do crescimento e/ou uma inflação mais alta e persistente. O pior dos cenários seria uma desaceleração do crescimento, sem concomitante recuo da inflação. A concretização de um ou mais destes acontecimentos é (ou seria) o grande risco aos mercados globais, neste momento.

 

* https://economiaenegocios.com/o-que-e-uma-economia-goldilocks/

 

**As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?