Daily News – Uma Semana Decisiva

Estamos iniciando uma das semanas mais decisivas para os mercados financeiros globais. Acredito que a divulgação do Core CPI (núcleo da inflação) nos EUA será recebida de maneira binário pelo mercado, podendo gerar ou definir a tendência das próximas semanas.

 

Um número acima do esperado poderá trazer de volta à tona a necessidade de juros mais altos, por mais tempo, e uma taxa terminal acima daquela que o mercado vinha precificando nas últimas semanas.

 

Como a recuperação dos ativos de risco este começo de ano foi muito sustentada pelo fechamento de taxa de juros e pela expectativa de recuo da inflação, um número mais elevado deveria colocar esta expectativa em xeque.

 

Por outro lado, um número mais fraco poderia dar ímpeto a tese daqueles que esperam um recuo da inflação, o que vem sendo um importante vetor de impulso para os ativos de risco ao redor do mundo ao longo de 2023.

 

No Brasil, o Morgan Stanley fez uma excelente comparação entre o período de 2011-2016 e o momento atual do país e da nossa bolsa. A conclusão é desanimadora. Fiz um resumo aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1624889022924324864?s=20&t=TiItHVNGbro23KY3jEzHPQ.

 

Nesta mesma direção, o BTG Pactual acabou de revisar para baixa sua expectativa de “earnings” para a bolsa do Brasil em 2023. Sem ancora fiscal, os juros devem ficar mais altos, por mais tempo, pressionando o crescimento e colocando o setor corporativo em situação delicada:

 



Não comento muito sobre Commodities, por não ser minha especialidade. O que continuamos ouvir dos gestores, é um otimismo em relação ao preço do Petróleo, por uma questão de oferta e demanda. Neste sentido, os gráficos abaixo confirmam parte desta tese:



Sobre a saga dos OVNIs monitorados e abatidos pelos EUA ao longo dos últimos dias, estou acompanhando com atenção e curiosidade, mas sem nenhuma opinião a respeito.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?