Daily News – Back To The Game

O Mercados Globais está de volta, após uma semana de férias e outra semana de roadshow nos EUA. Nos últimos dias, fiz diversas atualizações sobre minha rodada de conversas, que podem ser vistas aqui: https://www.linkedin.com/in/dan-kawa-78361130/.

 

No Brasil, os ativos locais seguem em dinâmica negativa, com um novo presidente que insiste em um discurso de confronto e rancor, ao invés de buscar a pacificação do país e medidas de política econômica que visem ajustar as condições base da economia. Escrevi mais a fundo sobre este tema, e os impactos negativos dele nos ativos brasileiros aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1623070622044635138?s=20&t=IMelYSt8A4vUXmDH7ZVx5w.

 

No cenário global, os ativos internacionais continuam operando entre o otimismo de uma expectativa de “Pouso Suave”, com bom crescimento e recuo gradual da inflação, de um lado. E o receio de que os juros devem permanecer elevados por mais tempo, devido aos desafios de uma inflação ainda alta em meio a um mercado de trabalho robusto, do outro lado.

 

Os dados recentes nos EUA mostram uma economia mais robusto e sinais menos claros de desaceleração econômica. Contudo, a força do mercado de trabalho coloca em xeque a tese de desinflação mais estrutural da economia.

 

Ainda mantenho como meu cenário base uns juros mais altos, por mais tempo nos EUA. Isso deverá levar, em algum momento dos próximos 12 meses, a uma desaceleração mais forte da economia. Por ora, ainda estamos na fase do ciclo em que o crescimento me parece saudável e a inflação dá sinais mais positivos. Está fase do ciclo pode sustentar o preço dos ativos de risco mais elevados.

 

Essa tendência mais positiva seria (ou será) testada com a manutenção de uma inflação mais alta, ou dados de crescimento mais fracos. Estes são os vetores que monitorarei nas próximas semanas.

 

Devido ao forte movimento de mercado em janeiro, aproveitamos para reduzir parte do risco que havíamos aumentando no final do ano passado dos portfólios.

 

Já há sinais de que o setor corporativo está sentido os juros mais elevados e sinais de desaceleração do crescimento, com queda na revisão dos earnings que ainda não foi acompanhando pela queda da bolsa:

 


Por diversas métricas de valuation, vejo o mercado americano “caro”:

 


O movimento de demissões no setor de Tech americano não pode ser superestimado, como comentei ontem: https://twitter.com/DanKawa2/status/1623065752835354624?s=20&t=q60zVYAPFMv_v6SsikVI4w.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?