Daily News – O Dia D!

Depois de uma segunda-feira de otimismo generalizado nos ativos de risco, os mercados estão abrindo em tom de estabilidade, a espera do número de inflação de janeiro nos EUA. Ontem discorri sobre minha expectativa de reação dos mercados ao número que será divulgado hoje: https://mercadosglobais.blogspot.com/2023/02/daily-news-uma-semana-decisiva.html.

 

No Brasil, o Presidente do BCB, Roberto Campos Neto, esteve no programa de TV Roda Viva. À primeira vista, sua participação serviu para clarear alguns temas e tentar uma trégua com algumas alas do Governo atual. Contudo, dificilmente deverá mudar a pressão sobre a instituição e sobre a autonomia do BCB.

 

Segue artigo do Valor com alguns pontos da entrevista: https://valor.globo.com/politica/noticia/2023/02/13/campos-neto-nega-que-tenha-defendido-aumento-da-meta-de-inflao.ghtml.

 

No final do dia de ontem, o resultado do Banco do Brasil mostrou força e qualidade, levando vários “buy sides” a parabenizar o resultado e alterar suas recomendações para compra do papel, por valuation muito barato, entrega de resultados positivos e consistentes, além de uma expectativa de RoE acima de seus pares.

 

Assim como no ano passado, este começo de ano tem sido marcado uma enorme dispersão de desempenho por debaixo da superfície da bolsa do Brasil. Este ambiente irá criar interessantes oportunidades por busca de “alpha” no mercado de ações do país:

 


Isso já está ficando claro no desempenho dos fundos de ações “Long Only”, em que a dispersão de retornos também se mostra elevada neste começo de ano.

 

Contudo, em um ambiente de juros altos, elevada volatilidade dos ativos brasileiros e baixa visibilidade econômica, os fundos locais continuam apresentando forte fluxo de saída de recursos:

 


No Reino Unido, o mercado de trabalho ainda se mostra robusto e com pressões salariais incompatíveis com a estabilidade de preços:

 


Nas últimas semanas houve alguma deterioração da posição técnica do mercado. Alguns indicadores de mostram em patamar excessivo, mas ainda há espaço de expansão de otimismo de curto-prazo em outros números:

 


Os indicadores de sentimento já apresentaram uma importante mudança de percepção em relação a economia. Surpresas (altistas) na inflação podem ter impactos substanciais sobre o preço dos ativos:

 



Duas sugestões de leituras de cartas mensais de gestores: SPX Macro escrita por Rogério Xavier sobre a Meta de Inflação e Absoluto Partners, sobre as perspectivas para o Nubank.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?