Daily News – Brasil: A caminho do precipício?

Os ativos de risco estão operando próximos a estabilidade neste momento, após uma quinta-feira de pressão negativa nas bolsas globais. Destaque para a alta no preço do Petróleo, com a Rússia sinalizando corte em sua produção: https://www.bloomberg.com/news/articles/2023-02-10/brent-oil-jumps-above-85-after-russia-says-it-plans-output-cut?utm_content=middleeast&utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=socialflow-organic.

 

Nos últimos dias, os ativos de risco vêm operando entre o otimismo de um cenário de “Goldilocks” e o pessimismo em torno da possibilidade de juros mais altos, por mais tempo. No geral, os mercados estão operando dentro de bandas relativamente estreitas nas últimas 2 semanas.

 

No Brasil, após o “relief rally” com o divulgação do lucro do Itaú melhor do que as expectativas na terça-feira a noite, os ativos locais voltaram a sofrer ontem. Primeiro, os dados de vendas no varejo confirmaram um cenário de perda de momento da economia no final de 2022 em um ambiente de inflação ainda elevada: https://twitter.com/DanKawa2/status/1623658663217881091?s=20&t=g5Xibr5bgaPWRxqxTQ9eMg.

 

Escrevi bastante na semana passada sobre o impacto da perda de momento da economia nos caminhos políticos que o Brasil poderá escolher, com impactos bastante deletérios ao país no longo-prazo: https://twitter.com/DanKawa2/status/1623070622044635138?s=20&t=g5Xibr5bgaPWRxqxTQ9eMg.  

 

Segundo, na noite de ontem, o Bradesco divulgou mais um resultados corporativo preocupante. Sua ação caiu cerca de 10% no pre-market esta manhã e deve pressionar o mercado local como um todo ao longo desta sexta-feira.

 

Por fim, vimos alguns sell-side reduzindo recomendação de alocação em algumas ações mais ligadas ao crescimento global, como Vale e Gerdau:

 


Na ausência de mudanças substanciais na sinalização de política econômica do Brasil, mantenho viés negativa em relação ao país.

 

Sigo mais cauteloso com cenário internacional nos atuais níveis de preço, mas com o entendimento que no curto-prazo ainda podemos permanecer em um ambiente de vol sem muita tendência. A divulgação do Core CPI nos EUA na semana que vem quem irá determinar a dinâmica dos mercados nas próximas semanas.

 

O fluxo para fundos dedicados a ativos Emergentes apresentou forte recuo na última semana, mas se mantém positivo:

 


No Reino Unido, o PIB mensal de dezembro apresentou queda de 0,5% MoM, acima das expectativas de queda de 0,3% MoM e confirmando um pano de fundo negativo para o crescimento do país.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?