Daily News – Brasil: Uma Luz no Fim do Túnel

Ontem estive presencialmente em evento do BTG Pactual em que o Ministro da Fazenda Fernando Haddad discursou. Fiquei positivamente surpreendido pela sua postura, serenidade, sinalizações e entendimento do pano de fundo econômico.

 

Entendo que haja ainda um precipício de distância entre sinalização e ação, e que o chefe do Ministro precisará estar de acordo com suas ideias para que um plano de voo factível, especialmente no âmbito fiscal, seja anunciado e executado.

 

De qualquer forma, precisamos ser coerentes e criticar nos momentos ruins, mas elogiar quando o caminho parece o correto. Entendo que parte da melhora do desempenho dos ativos locais ontem possa se reflexo desta postura.

 

A ideia fixa de baixar a taxa de juros é compreensível, por tudo que a economia real e o setor corporativo estão passando nas últimas semanas, mas este debate precisar ser feito da maneira correta, nos fóruns corretos, e sem um embate público entre os entes federativos.

 

Parafraseando André Jakurski, neste caso, a “ordem dos fatores, altera o produto”. Será fundamental anunciar um novo arcabouço fiscal, para apenas depois discutir uma mudança na meta de inflação de curto-prazo.

 

Existindo um arcabouço ou ancora fiscal exequível, a mudança da meta poderá ser feita de maneira mais suave, com menos impacto nas expectativas de inflação e nas taxas longas de juros.

 

No atual nível de preço dos ativos locais, com o cenário externo estável, caso o governo consiga avançar neste debate de arcabouço fiscal, poderíamos reduzir este prêmio de risco em nossos ativos que foi construído ao longo deste começo de ano.

 

No cenário internacional, destaque para as recentes surpresas positivas de crescimento ao redor do mundo, o que trouxe um aumento de probabilidade (ou expectativa) de que uma desaceleração mais acentuada do mundo será evitada:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?