Daily News – Inflação: Uma Batalha Inacabada

Os ativos de risco continuam sendo guiados pelo tema “Inflação”, em que as curvas de juros dos principais países do G10 continuam a precificar juros terminais mais elevados, por mais tempo. Veja o exemplo da Europa, onde o mercado já espera juros próximos a 4% em algum momento dos próximos meses:

 


A batalha dos BCs contra a inflação continua dura e inacabada. A inflação na Espanha, por exemplo, divulgada hoje, apresentou aceleração, ficando acima das expectativas do mercado, que esperada recuou gradual dos preços. O mesmo movimento foi visto nos números da França:

 


No Brasil, há sinais de que o governo irá reonerar os combustíveis, na primeira batalha aparentemente vencida por Haddad em detrimento a ala política do governo. Se confirmada esta ação, seria uma notícia positiva em meio as incertezas de política econômico deste novo governo.

 

Em contrapartida, contudo, há o risco de que esta reoneração de impostos venha acompanhado de mudanças na política de preços da Petrobras, o que seria um caminho menos ortodoxo de política econômica: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/02/27/haddad-diz-que-colchao-em-plano-de-precos-da-petrobras-pode-contribuir-com-desenho-para-reonerar-combustiveis.ghtml.

 

Os dados de crédito divulgados ontem pelo BCB apresentaram um cenário de gradual deterioração ou aperto das condições creditícias, com alta de taxas e spreads, redução no ritmo das concessões e aumento da inadimplência:

 


Espero um ambiente mais desafiador para este nicho da economia nos próximos meses, o que deve criar oportunidades de alocação no mercado de capitais. Ainda vejo espaço para o mercado secundário precificar um ambiente mais hostil, o que teria impacto em emissões primárias que ainda me parecem estarem saindo a mercado com spreads muito apertados.

 

Há algum tempo não comento sobre a China. A despeito da volatilidade de seu mercado, que voltou a cair fortemente, os sinais da economia real continuam mais construtivos. O mercado imobiliário mostra sustentação, por ora, de seu processo de recuperação:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?