Daily News – Sem Convicção, Sem Tendência

Nos últimos dias, os ativos de risco vêm operando entre o otimismo de um cenário de “Goldilocks” e o pessimismo em torno da possibilidade de juros mais altos, por mais tempo. Após uma quarta-feira de pressão, estamos amanhecendo nesta quinta com humor mais positivo. No geral, os mercados estão operando dentro de bandas relativamente estreitas nas últimas 2 semanas.

 

Ontem, membros do Fed voltaram a reforçar sobre a necessidade de continuidade no ciclo de alta de juros, com as taxas terminais podendo ser maiores do que o antecipado.

 

No Brasil, a quarta-feira foi de repique da bolsa, em muito liderada pelo desempenho dos bancos. O bom resultado de Itaú, ou seu resultado melhor do que o temido, acabou levando a forte alta da ação e puxando os demais nomes do setor.

 

Não vejo mudanças estruturais em Brasil, mas entendo que devido ao nível de valuation comprimido e a posição técnica saudável, estes movimentos pontuais irão ocorrer ao longo do ciclo.

 

Na Alemanha, a inflação ficou abaixo das expectativas em janeiro, porém em patamar ainda elevado e criando riscos altistas para a inflação da Área do Euro no mês:

 


Na China, os sinais de recuperação da economia pós pandemia continuam apontando para uma normalização da sociedade. Mantenho minha visão mais positiva para ativos domésticos em detrimento aos ativos mais dependentes de investimentos e infra: https://twitter.com/DanKawa2/status/1623426945596772352?s=20&t=4TIDOah4EP0QdiOILTqW3w

 

O gráfico não ficou dos melhores, mas dá uma noção do bom desempenho dos ativos mais ligados à China após os primeiros sinais de reabertura econômica do país:

 


O Credit Suisse, um dos maiores bancos da Europa, após divulgar mais um resultado negativo, vê suas ações caírem mais 5% neste momento. O Banco já foi considerado um risco para a estabilidade financeira do mercado global. Neste momento, vejo apenas como um caso idiossincrático do que um risco de contágio generalizado, mas é um vetor a se monitorar: https://www.bloomberg.com/news/articles/2023-02-09/credit-suisse-clients-pull-120-billion-amid-fifth-straight-loss?sref=dJOSAJZH.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?