Daily News – Back To The Future

Após uma sequência de dados econômicos fortes, especialmente no lado da inflação e do emprego nos EUA, os ativos de risco voltaram a operar sob pressão, com o aumento das taxas de juros (vide gráfico da Treasury de 2 anos) trazendo novamente à tona a possibilidade de juros mais altos, por mais tempo, afetando negativamente o valuations dos mercados:

 


O que mais tem afetado negativamente o mercado nos últimos 12 a 18 meses é a possibilidade de alta adicional de juros, uma taxa terminal mais alta e a manutenção de um juros altos, por mais tempo. Toda vez que a possibilidade deste cenário acontecer se mostra maior, os ativos de risco têm apresentado sinais de fragilidade.

 

Nos últimos dias, a despeito de alguns “soft datas” mais fracos, vimos um Core CPI ainda em patamar incompatível com os desejos do Fed, um PPI reacelerando, além de Payroll e Jobless Claims (dados de emprego) extremamente fortes.

 

Isso implica na necessidade de um esforço adicional de política monetário por parte do Fed, em um pano de fundo em que o mercado apresentou relevante alívio em janeiro. Por isso, estamos observando os ativos de risco operarem com mais volatilidade, dentro de uma banda ainda estreita, e sem tendência definida.

 

Não há novidades relevantes no Brasil. Recomendo fortemente a carta da Mar Asset para um melhor entendimento do pano de fundo político e econômico que o país está vivendo: https://www.marasset.com.br/site/wp-content/uploads/2023/02/e4b0c6bf87f5f94106c5422d8bb839fb-1676503818.pdf.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?