Daily News – Baixa Visibilidade

Os ativos de risco ainda estão digerindo a divulgação dos dados de inflação nos EUA. A manhã está sendo marcada por leve movimento de aversão a risco ao redor do mundo. Comentei mais a fundo sobre o número e os impactos de mercado na noite de ontem, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1625607619510509568?s=20&t=sqkR6N_td5hMowoiUbbvlg.

 

No Brasil, a despeito da tentativa de trégua do BCB com as declarações de Roberto Campos Neto em eventos recentes, membros do Governo Lula continuam em busca de saídas heterodoxas para juros mais baixos no país.

 

Além das críticas a meta de inflação, agora o Presidente do BNDES busca um recuo da TLP e um caminho para o aumento da concessão de crédito pelo Banco.

 

Em mais uma medida visando atrair apoio da população, mas de impacto fiscal negativo e preocupante, o Governo Lula decidiu elevar o Salário Mínimo em maio: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/400541/governo-lula-decide-passar-salario-minimo-para-r-1.htm.

 

No Reino Unido, a inflação de janeiro ficou abaixo das expectativas do mercado, se movendo na direção correta, porém ainda em patamar excessivamente elevado:

 



Na Espanha, a inflação ficou acima das expectativas em janeiro.

 

A despeito de um bom desempenho das bolsas globais ao longo deste ano, há evidente desaceleração do resultado corporativo das empresas, especialmente nos EUA, neste trimestre:

 


Ontem comentei como o mercado já estava mais tranquilo com o cenário de inflação e números mais altos poderiam trazer nova onda de volatilidade. Hoje mostro como houve um recuo das expectativas de recessão, colocando qualquer desaceleração mais acentuada como um risco para os próximos meses:

 




Sigo monitorando com preocupação o mercado imobiliário de alguns países do G10. Pelo o seu tamanho, importância para a economia e exposição ao mercado financeiro, os EUA precisam ser acompanhados no detalhe:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?