Daily News – Volatilidade

Os ativos de risco estão apresentando recuperação, após cerca de 3-4 dias de pressão negativa. A nova onda da pandemia continua no foco de curto-prazo dos investidores, mas acredito que o processo de normalização monetária no mundo seja um vetor muito mais persistente e um risco maior a estabilidade de longo-prazo dos mercados.

 

Na minha visão, uma parte da pressão de curto-prazo pode ser explicada pela nova onda pandêmica. Assim, quando houve uma “luz no final do túnel”, ou sinais de arrefecimento desta onda, poderemos ter alguma descompressão dos ativos de risco.

 

Todavia, a inflação elevada e a necessidade de normalização monetária no mundo devem ser vetores de duração mais longa e fontes mais persistentes de instabilidade aos ativos de risco. Assim, continuo esperando um ambiente de maior volatilidade à frente.

 

Comentei sobre outros vetores do mercado aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1472880207342321665?s=20.

 

No Brasil, há sinais cada vez mais claros de desaceleração do crescimento, como podemos ver aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1473023835549143049?s=20.

 

Continuamos em um pano de fundo de incerteza fiscal, com a continuidade de pressões para mais gastos as vésperas de um ano eleitoral. Além da aprovação do Fundo Eleitoral, já há pressões para um aumento ou nova rodada de Auxílio Emergencial. A nova onda da pandemia pode acabar sendo usada como desculpa, ou subterfúgio, para uma ação nessa direção.

 

Na Turquia, após chegar a depreciar 15% no dia, a moeda fechou ontem com apreciação de cerca de 15%. O país anunciou medidas a fim de conter a depreciação da moeda. A principal delas foi garantir aos correntistas a rentabilidade dos juros ou do dólar, o que for maior.

 

Com reservas internacionais baixas e um quadro fiscal delicado, é praticamente impossível vislumbrar a sustentabilidade de uma medida como está no longo-prazo. De qualquer forma, causou um forte “short squeeze” pontual na taxa de câmbio.

 

A crise de energia voltou aos holofotes com o inverno chegando na Europa. Segue preço da energia na Alemanha:



 

Nos últimos dias a China anunciou medidas pontuais e localizadas de suporte a economia, como corte de compulsório e corte na taxa de juros. Vejo as medidas como positivas, mas incapazes de alterar profundamente a dinâmica da economia. Os desafios de crescimento ainda são elevados.

 

Há sinais de moderação no crescimento global, visto pelos dados dos 20 primeiros dias de dezembro das exportações da Coréia do Sul:




*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?