Daily News – Brasil: Rumo aos dois dígitos de juros.

Os ativos de risco estão abrindo a manhã com leve viés negativo, após um começo de semana de rápida e acentuada recuperação. O destaque da semana, na agenda internacional, ficará por conta do Core CPI nos EUA amanhã pela manhã.

 

No Brasil, o Banco Central anunciou um aumento na taxa de juros para 9,25%, uma alta de 150bps, como era amplamente esperado. O comunicado após a reunião foi percebido como duro (“hawkish”) pela maioria do mercado, que espera um “bear flattening” da curva hoje. Tendo a concordar com essa visão de mercado. Segue a excelente pesquisa da BGC sobre a conclusão da reunião:






Bom artigo do Valor sobre a decisão do Copom: https://valor.globo.com/financas/noticia/2021/12/08/analise-copom-endurece-para-vencer-batalha-pelas-expectativas.ghtml.

 

Na China, o CPI se manteve baixo e estável em novembro. O PPI apresentou arrefecimento e sinaliza para o fim do processo de alta e sinais de pico. A inflação no país não deve ser um problema para conduzir uma política monetária e fiscal mais frouxa a fim de dar suporte ao crescimento:



 

A Fitch classificou a Evergrande como “restricted default” após a empresa não honrar seus compromissos financeiros. A reestruturação da dívida da empresa já era amplamente esperado, mas ainda causa impactos localizados no mercado imobiliário e de dívida chinês.

 

A Kaisa, outra importante incorporadora chinesa, também entrou em processo de reestruturação essa semana.

 

A chegada do inverno na Europa voltou a pressionar os preços de energia na região, com forte alta de preços:



 

Interessante observar a forte alta no preço do Carbono e dos Créditos de Carbono nas últimas semanas:



 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?