Daily News – Rally de Final de Ano.

Após uma noite de poucas novidades, os ativos de risco estão dando continuidade aos movimentos positivos verificados desde o final da semana passada.

 

Ativos de risco para cima e volatilidades para baixo. A Pandemia está sendo lida como mais uma "onda" pontual. A inflação global é um risco, mas de prazo mais longo. A mudança de postura dos bancos centrais, neste momento, parece superada.

 

Os sinais de mais suporte a economia por parte da China, no final de semana, também estão ajudando o humor de curto-prazo. A liquidez baixa acaba exacerbando os movimentos.

 

Dito isso, parece que temos um cenário de curto-prazo mais construtivo, mas com riscos ainda elevados e crescentes de longo-prazo (inflação e redução de liquidez).

 

Estou sem apetite para alterar consideravelmente as alocações ou posições estruturais. Irei olhar para adicionar "hedges" (proteções) caso a volatilidade siga caindo e os ativos de risco subindo.

 

Ontem o mundo apresentou seu maior número de novos casos de Covid desde o início da pandemia, perto de 1,5mm de novos infectados. Apenas nos EUA, o número foi perto de 500 mil:




 

A despeito dos novos casos, o número de casos graves, internações e óbitos segue controlados, o que leva o mercado a crer que os efeitos sociais e econômicos serão pontuais, passageiros e rapidamente retomados.

 

No Brasil, a pressão por reajustes salariais e mais gastos públicos segue intensa (e assim deve continuar), mantendo um pano de fundo de incerteza e fragilidade para as contas públicas locais: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/12/27/por-reajuste-salarial-738-auditores-fiscais-entregaram-postos-de-chefia.ghtml.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?