Daily News – Sinais menos negativos da Omicron

Os ativos de risco estão apresentando leve viés negativo, após uma terça-feira de recuperação. Seguimos em um ambiente de volatilidade elevada, porém sem grandes tendências na maior parte dos mercados.

 

O S&P500, em especial, está tendo o seu mês de dezembro mais volátil em alguns anos, confirmando a tese que tenho descrito neste fórum desde o começo do mês:




Na África do Sul, há sinais mais positivos da Omicron. Parece que esta onda da pandemia já fez o seu pico, sem que tenha aumentado o número de internações e óbitos:



 

Continuo acreditando que o maior risco ao mercado para 2022 não é a pandemia, mas sim a inflação e a redução global de liquidez. A pandemia pode estar sendo um vetor de curto-prazo, mas que tende a se dissipar nas próximas semanas/meses.

 

De qualquer modo, em termos sociais, a Omicron deve continuar pressionando as economias da Europa e dos EUA enquanto se alastra nas próximas semanas

 

Na linha do risco inflacionário, veja os números do PPI na França e na Espanha em novembro:





Na China, estamos vendo um alastramento da pandemia. A política de Covid Zero está levando a lockdowns de várias importantes cidades e portos do país. Isso deve, novamente, afetar a cadeia produtiva e pressionar preços para cima.

 

Os mercados de crédito e imobiliário continuam como foco de incerteza e assim devem permanecer no início de 2022.

 

Não há novidades relevantes no Brasil.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?