Daily News – Boa Hora para Aposentar

Os ativos de risco estão apresentando recuperação, após uma terça-feira de aversão a risco. O destaque de ontem ficou por conta das firmes declarações de Powell, presidente do Fed, em relação a inflação e a possibilidade de aceleração do processo de retirada de liquidez da economia:



 

Segundo Powell: IT'S A GOOD TIME TO RETIRE 'TRANSITORY' FOR INFLATION

 

A fala de Powell, aposentando o termo “transitório” como adjetivo para a inflação foi um sinal claro de apoio a uma aceleração do processo de redução do QE e potencial antecipação da alta do “timing” para alta de juros:



 

No Brasil, destaque para o avanço da PEC das Precatórios na CCJ do Senado e a possibilidade de aprovação da PEC ainda hoje no plenário. A despeito de não ser um caminho positivo, este é visto hoje como o “menos negativo” e pode acabar tirando um “risco de cauda” da frente do cenário local.

 

Importante frisar as minhas reflexões em relação a Omicron e ao cenário econômico global:

 

              Primeiro, no tocante a questão sanitária, a nova variante, Omicron, é apenas mais um capítulo do que o mundo vem convivendo e administrando há quase 2 anos. Independente da eficácia das vacinas, no pior dos casos, teremos mais uma “onda” pandêmica.

              Claramente não podemos minimizar os custos sociais e econômicos dessa situação, mas a sociedade vem aprendendo a lidar de forma cada vez melhor a cada nova “onda” da pandemia.

              Assim, não sendo uma variante mais agressiva e letal, devemos ver uma situação de curto-prazo muito semelhante àquelas verificadas anteriormente:

              Iremos conviver com cerca de 2 a 8 semanas de notícias ruins. Aumento do número de casos, hospitalizações e óbitos, com posterior arrefecimento desta situação.

              Isso deve causar impacto pontual e localizado no crescimento, de forma heterogenia entre setores da economia e regiões do mundo.

              Isso, por si só, deveria retirar “risco de cauda”, passado o pânico inicial dos mercados.

              Contudo, “nem tudo são flores”. A Omicron surge em um ambiente global mais desafiador, onde observamos:

              Inflação mais alta no mundo, retirada de liquidez por parte dos bancos centrais, sinais de desaceleração na Europa e um crescimento estrutural mais brando na China (ainda sem solução de seus problemas no mercado imobiliário).

              Neste contexto, sigo com a visão de que não é o momento para pânico devido a pandemia, mas precisamos nos manter alertas dado o contexto em que estamos inseridos do ponto de vista econômico e para os ativos de risco.

              De maneira alguma quero minimizar os riscos e os desafios sociais de uma nova variante, mas temos que manter os “pés no chão” quando fazemos o link entre situação sanitária, economia e mercados.

              Reforço que não sou especialista no tema e as opiniões aqui descritas são baseadas em informações da grande mídia.

 

Tanto no Brasil, quanto nos EUA, há sinais iniciais de que a BlackFriday desapontou as expectativas.

 

Na Ásia, antes da nova onda pandêmica, havia sinais incipientes de estabilização do crescimento:



 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?