Daily News – Caminhando para 2022...

A medida em que temos a confirmação de que a Omicron é de fato menos agressiva do que as demais variantes da Covid19, os mercados apresentam alguma sustentação neste final de ano. No curto-prazo, ainda teremos que conviver com um aumento substancial de casos da Europa, EUA e China. Os números na África do Sul, por ora, são um alento nesta frente:



 

Contudo, alguns percalços devem ser observados no caminho, como a política de Covid Zero da China, em que lockdowns pontuais e localizados são executados a qualquer sinal de alastramento do vírus: https://www.wsj.com/articles/china-locks-down-xian-issuing-stay-at-home-order-to-13-million-11640191348.

 

Esta postura deve manter a inflação pressionada, dado os problemas na cadeia produtiva, além de causar impactos pontuais no crescimento.

 

De toda a forma, eu mantenho a minha visão que, no longo-prazo, a inflação global e a redução de liquidez por parte dos bancos centrais é um risco de probabilidade muito maior do que a pandemia, tese que tenho apresentando aqui há algumas semanas.

 

Hoje foi a vez do PPI da Alemanha apresentar forte alta (ontem foi França e Espanha):




 

A Europa ainda está lidando com uma nova crise de energia, com a aproximação do inverno: https://twitter.com/DanKawa2/status/1473649002172358662?s=20.

 

No Brasil, o reajuste de salários dos policiais gerou forte pressão de outras classes, com integrantes da Receita Federal pedindo exoneração em massa.

 

A pressão por gastos, em um ano eleitoral e com desaceleração evidente do crescimento, será bastante intensa ao longo de 2022.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?