Daily News – Desafios Continuam

Os ativos de risco estão abrindo a semana em tom positivo, após a aversão a risco verificada na semana passada. O mercado de crypto ativos segue pressionado, depois de forte queda no sábado. Ainda vejo, no geral, sinais de fragilidade nos ativos de risco e acredito que o cenário ainda demanda cautela e atenção.

 

Na Alemanha, o Factory Orders apresentou queda de 1% YoY, contra expectativas de alta de 5,5% YoY. Esta é a primeira queda desde o começo de 2020. A despeito de um número não garantir uma nova tendência, há um acumulo de sinais de acomodação do crescimento na Europa:



 

Na China, o processo de “reorganização” da dívida da Evergrande foi iniciado. As ações da incorporadora caíram 20% no mercado chinês essa noite: https://news.bloomberglaw.com/bankruptcy-law/evergrande-plans-to-include-all-offshore-bonds-in-restructuring.

 

A China anunciou um (esperado) corte de 50bps no Reserve Ratio, ou no compulsório. A medida era, de certa forma, esperada diante das evidentes pressões no crescimento do país.

 

Uma nova “onda” da pandemia já é uma realidade nos EUA. Resta saber a intensidade, gravidade, e duração desta nova onda para medirmos os impactos econômicos e sociais:



 

Destaques do final de semana:

 

- Forte queda das Cryptos, dando sequência a aversão a risco da semana passada

- Estudos preliminares na África do Sul mostram que Omicron parece ser mais contagiosa porém menos agressiva

- A China atua de maneira mais proativa para administrar a reestruturação da Evergrande e promover medidas de suporte ao setor imobiliário

- Fed mantendo um discurso mais duro

- Sinais ainda de fragilidade na posição técnica dos Hedge Funds.

 

Neste momento, mantenho a minha visão de que a redução global de liquidez, consequência da inflação no mundo, seja um risco maior para os mercados financeiros globais do que a pandemia. Espero manutenção de um ambiente mais volátil neste final de ano (vale lembrar que volatilidade significa movimentos rápido e acentuados, de queda ou de alta dos ativos).

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?