Mercados Globais (Daily News) – Independência ou Morte?

Os ativos de risco estão apresentando alguma aversão a risco essa manhã, com a informação de que algumas ações militares teriam ocorrido no Leste da Ucrânia:

 

(Reuters) - Ukraine's military on Thursday accused Russian-backed forces in eastern Ukraine of firing shells at a village in the Luhansk region, hitting a kindergarten.

 

A situação na região segue tensa, indefinida e sem sinais claros de uma solução no curto-prazo.

 

Interessante observar como a narrativa que está sendo criada está muito em linha com o que os EUA vinham alertando: (1) Ataques hackers na infraestrutura tecnológica do país (ontem), (2) Pequenas ações militares que poderiam ser usados como “desculpa/argumento para um confronto maior (hoje) (3) O último passo seria um conflito armado mais amplo.

 

Ainda há espaço para saídas diplomáticas, mas precisamos estar atentos aos sinais efetivos sem perder o foco nos riscos reais e crescentes.

 

No campo econômico, os dados de atividade divulgados nos EUA ontem mostraram uma economia sólida e um Fed, claramente, atrasado em seu ciclo de normalização monetária: https://twitter.com/DanKawa2/status/1493941582369857538?s=20&t=0I5TlPHwNfq56KpeWI5iWw.

 

As Minutas do FOMC divulgadas ontem trouxeram poucas informações adicionais aquilo que os membros do Fed já vêm sinalizando há algumas semanas no mercado, de que março é a data prevista para encerrar o QE. Uma alta de juros e o começo da redução do balanço da instituição pode ocorrer a qualquer momento após o fim do QE.

 

No Brasil, a quarta-feira foi de bom desempenho dos ativos locais. A continuidade do fluxo estrangeiro para o país; uma temporada de resultados corporativos, em média, positiva; e a notícia de potencial entrada de Eduardo Leita na disputa para presidente parecem ter dado impulso adicional aos ativos do país.

 

No geral, continuo com uma visão mais negativa e cautelosa com o cenário internacional, mas entendo que houve uma melhora evidente na posição técnica e muitos ativos já apresentaram uma descompressão (queda) relevante.

 

No Brasil, o fluxo de curto-prazo está claramente ajudando um mercado leve tecnicamente e barato por valuation.

 

Mantenho a nossa visão que foi mais bem explicada em nossa carta mensal, na seção de Temas de Investimentos: https://www.taginvest.com.br/arquivos/carta-mensal-janeiro-2022.pdf.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

  1. Thanks for sharing !! Please have a look for the Negotiable and affordable Payroll services 👉👉 PEO/AOR/EOR/Payroll services

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?